O Chartreaux é um gato agradável de se ter como companhia. Ela é tranquila e plácida. O Chartreaux é um gato extremamente leal e amoroso e se apega a todos os membros de sua família.
Embora o Chartreaux jogue, ele na verdade não precisa de atenção de hora em hora. Se ela estiver com vontade de brincar, ela levará um brinquedo para alguém. O Chartreaux também toca bem sozinho. Ela é uma boa companheira para pessoas solteiras, pois brinca aos poucos e se sente confortável sozinha ou com os pais.
O Chartreaux é um gato robusto e musculoso, por isso sua nutrição deve ser cuidadosamente controlada. Apesar da forte ossatura e musculatura da raça, um peso adequado deve ser mantido e ela não deve ficar fora de forma.
O Chartreaux brincará quando quiser e encontrará um brinquedo ou criará um com qualquer coisa que encontrar, se um brinquedo para gato não estiver disponível. Brincadeiras interativas podem ser necessárias para mantê-la em boa forma e garantir que ela faça exercícios adequados. A Chartreaux gosta de jogos de caça onde possa mostrar sua herança.
Uma escovação diária é importante para o Chartreaux, especialmente durante a mudança das estações, quando a pelagem fica mais espessa ou mais rala. Até mesmo esse gato de pelo curto pode ficar com nós na pelagem se não for escovado regularmente.
O Chartreaux tem uma formação religiosa. Este lindo gato azul provavelmente foi trazido do Oriente Médio para a França no século XVI. Os Chartreaux foram criados ativamente por monges cartuxos perto de Paris e provavelmente eram gatos de trabalho.
Um metódico programa de criação de Chartreaux foi iniciado na França no final da década de 1920, que resultou em um gato azul de pêlo curto, forte e saudável, com um rosto adorável e um corpo poderoso. O Chartreaux foi importado para a Grã-Bretanha, não apenas para ser criado como sua própria raça, mas também para realçar o corpo, o tipo e a cor da pelagem do British Shorthair.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Chartreaux quase foi perdido. Através do trabalho de criadores dedicados, ela voltou a ser uma raça viável e saudável, embora ainda seja relativamente rara.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.