Os problemas urinários em gatos geralmente são condições que duram a vida toda e exigem cuidados permanentes. Muitos desses problemas podem ser desencadeados pelo estresse ou por vários fatores ambientais. Felizmente, a ração urinária para gatos pode desempenhar um papel importante no gerenciamento desses problemas, ajudando a reduzir o risco de futuros acidentes urinários e a levar os gatos de volta à caixa de areia.
Como parte de um plano de tratamento abrangente, que inclui a criação de um ambiente doméstico tranquilo, a ração para gatos para a saúde urinária pode ajudar os gatos a voltarem à sua vida cotidiana para que possam se reunir novamente à família.
Como urinar fora da caixa de areia é comumente confundido com um problema comportamental e não com uma condição médica, esse e outros problemas urinários estão entre as condições de saúde mais mal compreendidas nos gatos. Infelizmente, esses problemas às vezes podem prejudicar o relacionamento até mesmo entre os gatos mais carinhosos e seus pais. É por isso que é importante saber reconhecer os sinais dos problemas urinários do seu gato para que você possa tomar decisões melhores sobre a saúde urinária dele.
Por mais estressantes que os problemas urinários do seu gato possam ser para você, eles geralmente são igualmente dolorosos para os gatos. Como os gatos tendem a sofrer em silêncio com os problemas urinários, eles podem ter dificuldades por algum tempo antes que alguém perceba e diagnostique a condição. Aqui estão alguns sinais importantes que você deve observar se suspeitar que seu gato pode estar sofrendo de um distúrbio urinário.
Se o seu gato adulto estiver sofrendo acidentes frequentes ou urinando em locais incomuns, isso pode ser um sinal de várias condições urinárias comuns que, muitas vezes, podem ser tratadas com a ajuda do veterinário.
Se o seu gato estiver se esforçando para urinar ou estiver fazendo ruídos dolorosos e desconfortáveis na caixa de areia, consulte o veterinário imediatamente. Esses podem ser sinais de cistite idiopática felina (FIC), pedras na bexiga ou até mesmo tampões uretrais.
Marque uma consulta com o veterinário se descobrir sangue na caixa de areia ou na urina do seu gato. O fato de um gato urinar sangue é um sinal sério e pode estar relacionado à FIC, pedras na bexiga, um tampão uretral ou uma variedade de outras causas e deve ser avaliado por um veterinário.
Mais tempo na caixa de areia do que o normal, com ausência de urina ou apenas pequenas gotas de urina, deve ser avaliado pelo veterinário imediatamente. Isso pode ser um sinal de obstrução uretral, que é uma emergência médica.
O estresse pode ser um fator. Responda ao nosso questionário para descobrir se o estresse pode estar afetando o seu gato.
O distúrbio urinário mais comum em gatos é a cistite idiopática felina (FIC), um diagnóstico que normalmente é feito após a eliminação de outras condições possíveis. Embora a causa da FIC seja desconhecida, acredita-se que o estresse seja um fator significativo.
E como os sinais FIC – como urinar fora da caixa de areia – frequentemente voltam ao longo da vida de um gato, o gerenciamento dessa condição requer cuidados ao longo da vida.
A estruvita e o oxalato de cálcio são tipos comuns de cálculos no trato urinário que podem causar inúmeras e dolorosas doenças ao seu gato.
Para gatos propensos a cálculos, os veterinários podem recomendar maior ingestão de água e nutrição terapêutica para dissolver o cálculo atual e ajudar a reduzir a probabilidade de formação futura de cálculos.
A uretra é um tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Quando os cristais de estruvita na urina do seu gato se combinam com o muco, eles podem formar um tampão uretral.
Se o seu gato está uivando ou fazendo viagens frequentes para a caixa de areia ou apenas urinando pequenas quantidades, uma obstrução uretral pode ser a causa. Entre em contato com seu veterinário imediatamente, pois essa condição é uma emergência médica e pode ser fatal se não for tratada.
Quando se trata de condições urinárias, não existe uma solução única para todos. É por isso que é importante trabalhar em colaboração com seu veterinário para determinar o melhor curso de ação para as necessidades exclusivas do seu gato.
Em geral, os gatos diagnosticados com distúrbios urinários se beneficiam de uma abordagem abrangente que pode consistir em tudo, desde ração urinária para gatos, medicamentos e até cirurgia, se necessário. Mas lembre-se, mesmo com o melhor tratamento, alguns gatos podem apresentar sinais recorrentes ou episódios periódicos.
Para a maioria das condições urinárias felinas, a nutrição é o padrão de atendimento, pois pode ajudar a reduzir o risco de episódios futuros. A ração para gatos para saúde urinária moderará a ingestão de certos minerais como cálcio, fósforo e magnésio, que podem causar a formação de cristais na urina. Alguns alimentos são até formulados para ajudar animais de estimação propensos ao estresse, de modo a não desencadear seu problema urinário.
Não é incomum que estressores ambientais desencadeiem episódios urinários. Você pode ajudar a acalmar um amigo felino estressado criando um ambiente doméstico tranquilo, fornecendo ao seu animal de estimação um poste para arranhar e espaço de escalada vertical e até mesmo simplesmente dando-lhe amor e carinho extras.
Dependendo das necessidades específicas do seu gato, um veterinário pode prescrever medicamentos para ajudar seu animal de estimação em um episódio agudo. Normalmente, este medicamento destina-se a ajudar seu animal de estimação a controlar qualquer dor associada à sua condição enquanto você complementa o tratamento com nutrição adequada e enriquecimento ambiental.
Referências:
1Lekcharoensuk C, Osborne CA, Lulich JP. Estudo epidemiológico dos fatores de risco para doenças do trato urinário inferior em gatos. J Am Vet Med Assoc. 2001; 218(9):1429-1435.