O Scottish Fold é uma raça doce e charmosa. Ela é uma gata fácil de conviver e cuidar. Ela é afetuosa e se sente confortável com todos os membros de sua família. Sua cauda deve ser manejada com cuidado. Sabe-se que alguns desses gatos desenvolvem rigidez na cauda que pode causar dor se for mal manuseada ou acidentalmente manuseada de maneira brusca.
Deve-se ter cuidado com a nutrição do Scottish Fold. Esta raça tem uma redondeza para começar e ela não deve ficar acima do peso. Ela come bem e não é tão ativa quanto outras raças, por isso o controle nutricional é fundamental.
O Scottish Fold precisa de brincadeiras interativas com seus pais para se manter em boas condições. Embora o casaco seja fácil de cuidar, ela gosta de ser escovada como parte da brincadeira.
À medida que o Scottish Fold envelhece, brinque suavemente com a cauda, movendo-a de um lado para o outro e para cima e para baixo. Se for notada alguma rigidez ou se ela parecer sentir dor quando a cauda for manipulada, ela deve ser levada ao veterinário para ter certeza de que não está sofrendo de artrite.
Gatos com orelhas caídas ou dobradas são antigos. A primeira palavra de um deles remonta a 1796. Neste ano, um marinheiro inglês trouxe um desses gatos quando voltou da China. Os chineses também contribuíram com o segundo exemplo de gato com orelhas dobradas para a história da fantasia dos gatos, quando um foi observado em 1938. Mas o Scottish Fold como o conhecemos hoje nasceu em 1961 em Pertshire, Escócia. Lá, um gatinho com orelhas dobradas foi descoberto em uma ninhada de gatinhos com orelhas "normais". Esta gatinha, chamada Susie, foi então cruzada com gatos domésticos e gatos British Shorthair para estabelecer a orelha dobrada. Até hoje, todo grupo escocês pode traçar sua ascendência até Susie.
Embora os britânicos tenham estabelecido o Scottish Fold como uma raça, ela nunca foi tão popular lá como é nos Estados Unidos. Os americanos não apenas se apaixonaram por esta raça, mas também a transformaram na linda gata que ela é hoje.
O Scottish Fold é difícil de criar. O gato com orelha dobrada não deve ser cruzado com outro gato com orelha dobrada. Os cruzamentos permitidos, além de um gato de orelhas retas, são o American Shorthair e o British Shorthair. Se dois gatos com orelhas dobradas forem cruzados, os gatinhos resultantes podem ficar prejudicados a ponto de terem dificuldade para andar. Mesmo com este cruzamento, os Scottish Folds tendem a ter ninhadas pequenas e nem todos esses gatinhos têm orelhas dobradas.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.