Fornecer ao seu gatinho um estilo de vida feliz é o significado de ser um ótimo pai/mãe de pet, e isso começa com o alimento. Junto com bastante água fresca, é necessário fornecer a melhor dieta para o seu estágio de vida - que inclua proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais essenciais para mantê-los ativos.

Existem várias opções de alimentos saudáveis para gatos no mercado. Mas com tantos produtos para escolher, por onde começar?

Carne vs. sabor carne

O primeiro passo para identificar o melhor alimento para o seu bichano é se familiarizar com os ingredientes dos produtos. Nos Estados Unidos, os ingredientes listados na embalagem são organizados de acordo com a quantidade de inclusão, com o item em maior quantidade aparecendo primeiro. Normalmente, você vê o principal produto cárneo listado primeiro ou segundo porque tem o peso mais alto (que inclui o teor de água). Porém, no Brasil, não há regulamentação para isso, ou seja, não há a obrigatoriedade das empresas listarem seus ingredientes por ordem de quantidade. O que dificulta a avaliação da qualidade do produto.

Se um alimento para pets nos EUA é rotulado como tendo um único ingrediente ("atum", por exemplo), de acordo com a Associação Americana Oficial de Controle de Alimentos (AAFCO), ele deve conter pelo menos 95% desse ingrediente. Para produtos anunciados como "com atum", a AAFCO exige que inclua apenas 3% desse ingrediente. Por outro lado, o atum "com sabor" significa que tem de haver o suficiente para que o gato perceba a diferença.

Depois de começar a ler os rótulos com atenção, você notará ingredientes comuns que aparecem na comidinha do seu gatinho, especialmente os seguintes itens:

  • Frango, atum, carne, milho, cevada ou trigo. A proteína é importante porque fornece os nutrientes necessários para os músculos e contribui para a energia que seu gato precisa.
  • Trigo, milho, soja, cevada e aveia. Além da proteína, os animais usam carboidratos para obter energia.

Vitaminas Comuns

Junto com proteínas e carboidratos, o melhor alimento para gatos contém as vitaminas essenciais para mantê-los saudáveis.

  • Vitamina A: normalmente na forma de beta-caroteno, são fundamentais para a pele, visão e sistema imunológico saudáveis.
  • Vitaminas B: incluindo biotina (B7), riboflavina (B2) ou piridoxina (B6), niacina (B3) e tiamina (B1) para manter um sistema nervoso forte e a maioria dos órgãos vitais. A tiamina é especialmente importante para gatos, pois há uma predisposição a esta deficiência.
  • Ácido Fólico, ou B9: uma vitamina solúvel em água que ajuda na digestão e promove o crescimento celular saudável, o que é especialmente importante para gatinhos e gatas prenhas.
  • Suplemento de vitamina B12: também é útil para o crescimento adequado das células (sangue e nervos).
  • Vitaminas C e E: antioxidantes que são cruciais para a resiliência do sistema imunológico do seu bichano.

Minerais Comuns

Os minerais presentes no alimento do seu gatinho são muito próximos aos minerais presentes na sua dieta. Eles incluem:

  • Cálcio: mantém os ossos, as articulações e os dentes do seu gato saudáveis.
  • Fósforo: obtido da carne que os gatos ingerem, é importante para construir dentes e ossos saudáveis ​​junto com o cálcio.
  • Ferro: um elemento nas células de mamíferos, usado como componente da hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Estas são as células que transportam oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.
  • Magnésio: importante para todos os tipos de processos do corpo, como construir ossos fortes, produzir energia e regular a pressão arterial.
  • Sódio: também mantém a pressão arterial normal.
  • Zinco: necessário para fazer as proteínas do corpo, bem como seu DNA.
  • Um alimento saudável para o seu gatinho inclui esses elementos essenciais para fornecer uma refeição nutritiva e balanceada. Não se esqueça que os ingredientes dos alimentos para animais de estimação são geralmente regulamentados pelo órgão regulador de alimentos e medicamentos do país de origem do produto, e que devem respeitar as normas vigentes.

Idade e Peso

As necessidades nutricionais do seu gatinho mudam dependendo das circunstâncias, como idade e peso, então fale com seu veterinário para determinar qual alimento é melhor para ele. Se você tem um gatinho, sabe quanta energia ele tem. E como muitas mudanças ocorrem no bichano durante seu primeiro ano, o peso corporal vai dobrar ou até triplicar nas primeiras semanas sozinho. Assim ele precisará de uma quantidade correta e equilibrada de nutrientes para uma vida saudável. Eles podem ser encontrados em alimentos que são formulados especialmente para gatinhos filhotes: estes incluem nutrientes como DHA (encontrado no óleo de peixe), para ajudar no desenvolvimento do cérebro e dos olhos, e ácido fólico, para promover o crescimento saudável das células.

Gatos adultos (de 1 a 6 anos) devem ser alimentados de acordo com seu peso e nível de atividade. Gatos adultos maduros acima de 7 anos são considerados idosos e suas necessidades nutricionais refletem as mudanças que vêm com a idade. Os ingredientes principais podem incluir cálcio para ajudar na manutenção de ossos e articulações saudáveis, vitaminas E e C para estimular o sistema imunológico ou óleo vegetal que contém ácidos graxos ômega para manter o pelo e a pele macios e hidratados. Converse com o seu veterinário para determinar que tipo de alimento irá beneficiar o seu amigo peludo e tenha em mente que os gatos mais velhos tendem a ganhar peso à medida que diminui o seu nível de atividade.

Se o seu gato está acima do peso, ele não está sozinho. Nos EUA, 50% dos gatos são considerados obesos ou com sobrepeso. O Jornal Britânico The Telegraph publicou em um artigo que um em cada quatro gatos é considerado obeso no Reino Unido, e nem sempre é devido à idade avançada. Os gatos começam a ficar acima do peso quando consomem mais alimento do que praticam exercícios. Mas antes de saber qual a melhor ração para gatos obesos, verifique com seu veterinário se há uma causa subjacente para o ganho de peso, como uma doença ou problema de saúde relacionado.

Uma das primeiras coisas que você deve fazer para renovar a alimentação do seu felino é parar de alimentá-lo com guloseimas. Os gatos não gostam muito de "fazer dieta", como você pode imaginar, mas felizmente existem alimentos que trabalham com seu metabolismo para tornar a transição mais fácil.

Onde comprar

É fácil conseguir um produto que encha a tigelinha do seu gato, mas para ter certeza de que você está fornecendo o melhor alimento para seu amigo peludo, compre com seu veterinário na clínica em que o gatinho faz as consultas ou em pet shops que ofereçam produtos de qualidade e confiança. 

Quer você seja um novo pai de pet ou um pai de pet super experiente, você e seu amigo peludo terão sucesso ao escolher o melhor alimento que irá mantê-lo saudável e ativo por toda a vida, seguindo as orientações do seu veterinário.

Christine O'Brien Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gatos de longa data, cujos dois Russian Blues dominam a casa. Seus trabalhos também aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve sobre animais de estimação, gravidez e vida familiar. Encontre-a e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien.