Preocupado que seu gato não esteja comendo? Pode ser difícil diferenciar um episódio de exigência alimentar de um sério problema de saúde. Uma mudança na rotina do seu gato é uma preocupação para os pais dos animais de estimação, mas descobrir por que seu gato de repente está desprezando o alimento e aprender como fazê-lo comer pode ajudá-lo a obter a nutrição de que precisa.

Por que meu gato não está comendo?

Verdade: Seu gato adora comer. Está no topo das atividades favoritas, junto com dormir, brincar e tentar chamar sua atenção. Mas comer também é um elemento básico de sobrevivência, sem o qual a saúde do seu gato pode declinar rapidamente.

Maine Coon cat flopped on floor beside food bowl

Alimento

Os gatos são criaturas de hábitos e normalmente resistem às mudanças, especialmente em seus planos alimentares. Você mudou recentemente o alimento do seu gato? Talvez ele esteja teimosamente se recusando a experimentar o novo sabor. Seu gatinho não pode ficar muito tempo sem comer, então ele acabará comendo o que está na frente dele. Se ele não ceder e experimentar o novo alimento dentro de um dia, então é hora de explorar outras possibilidades do por que ele não está comendo.

Ambiente

A teimosia do seu gato aparece se ele está infeliz com o que está ao seu redor. “Os gatos também podem ter breves greves de fome em resposta a estressores ambientais, como a presença de hóspedes em sua casa”, destaca o Animal Planet. "Se for este o caso, não se preocupe. Seu amigo peludo vai se alimentar novamente em pouco tempo." Outras mudanças ambientais, como mudar para uma nova casa, a chegada de um novo animal de estimação ou até mesmo um novo bebê, também podem afetar seus hábitos alimentares.

Doença

Problemas digestivos, como constipação, colite e doença inflamatória intestinal (ou enteropatia inflamatória crônica), são estressantes para seu gato, levando à perda de apetite, gases, vômitos e diarreia. Outras doenças subjacentes que podem afetar seu apetite incluem doenças renais e problemas dentários.  O Banfield Pet Hospital explica que problemas bucais, como doenças dentárias, tumores orais, infecções ou lesões, que tornam a mastigação difícil ou desconfortável, podem fazer com que seu gato pare de comer. Certifique-se de que seu veterinário inclua um exame odontológico abrangente durante cada check-up. 

Entre em contato com o consultório de seu veterinário imediatamente para quaisquer alterações de saúde incomuns ou significativas, porque apenas um veterinário pode diagnosticar uma doença. Você também deve levar seu gato para um exame dentário se ele recusar o alimento seco ou parecer favorecer um lado da boca ao se alimentar.

O que fazer quando o gato não quer comer?

Se seu gato está esnobando refeições propositalmente, tente expandir suas opções, explorando combinações de sabores e diminuindo os petiscos para gatos. Ao experimentar novos alimentos, faça-o gradualmente para ajudá-lo a se adaptar a novos sabores e texturas. Preste muita atenção ao que ele come, uma vez que nem todos os ingredientes de alimento para gatos são iguais.

Ariel Mosenco, Doutor em Medicina Veterinária, diz a Petcha para nunca forçar o alimento em seu gato. Forçá-lo a comer ou engolir pode desencadear uma associação negativa com a alimentação, fazendo com que ele evite ainda mais a tigela de ração. Em vez disso, encontre maneiras de contornar a greve de comida preparando seu gato para festas em sua casa ou planejando com antecedência apresentá-lo a um novo amigo peludo, o que o ajudará a lidar com mudanças em seu estilo de vida.

Além do que o seu gato come, leve em consideração onde ele se alimenta. "Os gatos podem ser exigentes sobre onde comem. Lembre-se de que áreas de tráfego intenso, barulho, a presença de outros animais, recipientes de ração sujos ou caixas de areia próximas podem impedir um gato de comer", diz o Cornell Feline Health Center. Mudanças aparentemente menores podem estressar seu gatinho, então crie áreas dedicadas à alimentação de gatos em sua casa.

Arms holding a fluffy orange cat

Quando devo ligar para o veterinário?

Esta é uma boa regra para pais de animais de estimação: em caso de dúvida, chame seu veterinário.

Você e o veterinário compartilham o objetivo de manter seu amigo peludo em ótima forma, e nada como ter cautela. Contate o veterinário assim que notar uma mudança, seja repentina ou gradual, no comportamento do seu gato. Questionar por que seu gato não está comendo é importante, especialmente se já passou mais de um dia desde sua última refeição. Se o seu gatinho precisar de tratamento, quanto mais cedo você começar, melhor.

Agora que você conhece algumas dicas sobre o que pode causar a perda de apetite e como fazer um gato comer, pode ter um papel ativo ajudando seu amigo felino a voltar ao caminho da saúde plena.

Christine O'Brien Christine O'Brien

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gatos de longa data, cujos dois Russian Blues dominam a casa. Seus trabalhos também aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve sobre animais de estimação, gravidez e vida familiar. Encontre-a e siga-a no Instagram e Twitter @brovelliobrien.