Um novo gatinho requer de você um comprometimento especial

Kitten image

O coração de todos se derrete ao avistar um gatinho filhote. Mas aquele pacote adorável de fofura que você está trazendo para casa necessitará cuidados para a vida toda. E como seu gato tem sete vidas, isso é muito tempo! Dar ao seu gato um bom início de vida é a melhor forma de assegurar que vocês dois terão anos de diversão juntos. Durante os primeiros vulneráveis meses você precisará ter bastante cuidado e atenção para ele tranquilamente se estabelecer na vida junto à sua família.

Lar doce lar?

Naturalmente, você está familiarizado com os ambientes da sua casa, mas para o seu novo gatinho, podem ser um pouco assustadores. Para muitos filhotes, a primeira mudança será uma experiência estressante. Por isso, você precisa fazer de tudo para que ele se sinta em casa.

Primeiramente, não tenha pressa em apresentar o seu novo animal de estimação para outros membros da casa, pessoas ou animais (leia mais sobre socialização) Dê um tempo para o seu gato se acostumar com o novo ambiente. É importante mostrar para ele onde ficam suas novas tigelas, caixa de areia e cama.

Um porto seguro e aconchegante

Durante os primeiros dias, o seu novo gatinho achará as coisas um pouco estranhas e, às vezes, sufocantes. Quando as coisas ficam exageradas para ele, não há nada mais seguro e acolhedor do que uma cama segura e aconchegante. Você pode comprar uma cama em um pet shop ou até mesmo utilizar uma caixa de papelão resistente. Acima de tudo, ela precisa ser quente e confortável, seca e longe de correntes de ar. O leito que você utilizar deve ser macio e aconchegante. As primeiras noites que ele passar com você serão a primeira vez que ele ficou longe de sua mãe, irmãos e irmãs. Os gatos rapidamente se acostumam a dormir sozinhos, mas para começar, você pode colocar uma garrafa de água quente embaixo do leito para que eles se lembrem do calor da ninhada.

Você já ouviu falar de tornar a casa ‘à prova de bebês’, agora vamos falar sobre tornar a casa ‘à prova de gatos’.

Você está prestes a tornar sua casa a mais segura possível para o seu precioso novo gatinho. Aqui seguem algumas dicas:

  • As janelas precisam ser mantidas fechadas para que seu gatinho não caia ou fuja.
  • Se você tiver lareiras, as quais o seu gatinho possa ter acesso à chaminé, as bloqueie.
  • Esconda todo os cabos elétricos. O seu gatinho poderá tentar mastigá-los.
  • Assegure-se de não ter plantas que sejam potencialmente perigosas para o seu gatinho. Lírios, poinsétias e ciclames são todos perigosos.

Matéria para reflexão

Escolher a ração para gatos filhotes é uma grande responsabilidade. Afinal, é ela que ajudará o seu gato a atingir seu crescimento e desenvolvimento plenos. No entanto, para fazê-lo se sentir mais seguro, o melhor é não trocar sua ração de cara. Lembre-se de descobrir o que seu gatinho costumava comer antes de você se tornar seu dono e alimente-o com a mesma ração. Em seguida, caso opte por uma nova ração, misture-a com sua ração usual até que a troca esteja completa. Você deverá levar de 5 a 7 dias para acostumar o seu gatinho à nova ração. Não importa o que você está oferecendo, lembre-se, pequenas quantidades e mais frequência são as ordens do dia para começar - filhotes entre oito e doze semanas precisam de quatro refeições por dia, três refeições entre três e seis meses e duas acima de seis meses de idade.

De longe, a maneira mais fácil e mais bem-sucedida de garantir que o seu gatinho em fase de crescimento está obtendo uma ração saudável e balanceada é alimentar com uma ração premium completa para gatos filhotes. Há dois tipos de rações completas disponíveis, seca ou enlatada. Com a ração seca, o seu gatinho poderá visitar a tigela o quanto ele desejar durante o dia. Por outro lado, rações úmidas em latas ou sachês tendem a perder o frescor uma vez na tigela, por isso, precisam ser dadas como refeições separadas durante o dia.

Porém, assim como nossa comida, nem todas as rações para gatos filhotes oferecem a mesma qualidade e custo-benefício. Assegure-se de verificar a lista de ingredientes, melhor ainda, peça orientação para o seu veterinário. Uma boa ração deverá fornecer todos os nutrientes essenciais para um filhote em fase de crescimento para que se torne um gato saudável. Clique aqui para informações sobre rações para gatos filhotes da Hill’s

Acredite ou não, não recomendaríamos dar leite para o seu novo gatinho; dado em grandes quantidades poderá causar diarreia. Ao invés disso, água limpa e fresca deve ficar disponível o tempo todo. Se você quer dar algo diferente para o seu gatinho, há leites especiais para gatos filhotes que você pode comprar.

Hills Author Hills Author
Autor da equipe

Um dos nossos autores preparou este artigo para você