Então, você adotou um gato? Parabéns! Os gatos são ótimos animais de estimação e excelentes companheiros. Um novo gatinho com certeza trará alegria e risos para sua casa. Mas como manter seu novo amigo peludo saudável? Confira essas dicas de saúde para o seu gato, divididas em sete categorias importantes.

1. Comida

Quanto você deve alimentar seu felino? Primeiro, é essencial que você escolha uma alimentação natural para gatos ou uma ração para gatos de boa qualidade. As orientações de alimentação na lateral da embalagem de ração para gatos são um bom ponto de partida. Lembre-se da idade do seu gato. Gatos filhotes, adultos e idosos têm necessidades nutricionais diferentes. Alguns gatos também têm necessidades nutricionais especiais por causa de alguma possível doença ou alergia alimentar, de acordo com Cummings Veterinary Medical Center. Observe cuidadosamente o peso do seu gato para ter certeza de não alimentá-lo demais. A obesidade em gatos é um problema sério! Seu veterinário é uma grande fonte de ajuda, ele pode indicar a você a direção certa em relação aos melhores alimentos para gatos e dicas de manejo alimentar.

2. Água

Quanta água ele deve beber? A quantidade de água que seu gato precisa beber depende de seu tamanho, nível de atividade, saúde e dieta, mas varia em torno de 150 a 300 ml por dia. Alguns gatos podem ser exigentes quanto à ingestão de água (site em inglês). Seus ancestrais que viviam no deserto obtinham a maior parte de seus fluidos de presas, lembra Catster (site em inglês), então os gatos domésticos não têm a mesma necessidade de beber que os cães ou as pessoas. Oferecer uma mistura de alimentos úmidos e secos pode ajudar a manter seu gatinho hidratado.


3. Exercícios

Gatos precisam de exercícios físicos? Sim! Pode parecer que ele queira passar a maior parte do dia dormindo, mas cuidar para que seu amigo peludo seja mentalmente estimulado com o que os gatos gostam de brincar, o deixará mais saudável e feliz. Também é provável que torne as coisas mais pacíficas para você, especialmente se o vir implorando por atenção ou desenvolvendo comportamentos agressivos. Mas como gastar energia do gato? Você não precisa colocá-lo em uma esteira. Para gatos, esconder guloseimas, arrastar brinquedos de barbante para ele perseguir e fornecer um objeto escalável, como uma caixa, são maneiras simples de incentivá-lo a se exercitar.

Cat coming out of blue cat tunnel on gray carpet.

4. Hábitos na caixa de areia

Não é o melhor trabalho da casa, mas limpar a caixa de areia é um dos mais importantes. Como limpar a caixa de areia do gato? Você deve retirar a caixa diariamente e substituir todo o lixo conforme necessário - quando chegar a hora, você saberá pelo cheiro. A maioria dos gatos vai para a caixa de areia naturalmente, mas se o seu precisa de uma ajudinha no treinamento da caixa de areia, nós temos algumas dicas. A caixa também é um bom indicador da saúde do seu gato, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade com os Animais® (site em inglês). Realizar as necessidades fora da caixa, quando normalmente ele não costuma, pode ser sinal de um sério problema de saúde. Fique atento se o cocô do seu gato parecer muito duro, muito mole ou com manchas de sangue.

5. Arranhando

Como fazer o gato parar de arranhar o sofá? Sim, ele vai arranhar. É uma parte natural do comportamento deles que você terá dificuldade em desencorajar. Arranhar as superfícies erradas pode ser frustrante. Você pode, no entanto, redirecionar seu gato para um arranhador em vez do braço do sofá. Você também pode desencorajá-lo de arranhar um ponto que você não quer, simplesmente aplicando fita dupla-face na área. Você pode até fazer seu próprio arranhador.

6. Limpeza

Os felinos são ótimos em manter seus pelos brilhantes e elegantes. Isso porque os gatos se lambem. Gatos de pelo curto podem precisar de escovação ocasionalmente, mas gatos de pelo comprido devem ser escovados com mais frequência para ajudar a reduzir a queda e diminuir as bolas de pelo. Petcha (site em inglês) observa que qualquer mudança na rotina de higiene do seu gato - como mordiscar ou lamber um determinado local, coceira ou perda de pelo - vale a pena ser informada ao veterinário como um possível sinal de problemas de pele ou alergias. Aparar as unhas (site em inglês) do seu gato regularmente também pode minimizar qualquer dano causado por arranhões. Por fim, os dentes do seu gato precisam ser escovados quase com a mesma frequência que os seus. Pergunte ao seu veterinário quais produtos você deve usar para cuidados dentários em casa. Você nunca deve dar pasta de dente humana ao seu gato.

7. Visitas ao Veterinário

Quando puder, você deve levar o seu novo gato ao veterinário assim que o trouxer para casa, junto com todos os registros que você recebeu sobre seus cuidados anteriores. Dependendo de seu histórico, ele provavelmente precisará de algumas vacinas, junto com um exame geral de saúde. Seu veterinário pode lhe dar dicas sobre a saúde do seu gato, além do básico listado aqui, e deve ser alguém em quem você confie, para que você possa tirar qualquer dúvida a respeito da saúde do seu gatinho. Os veterinários são um ótimo recurso para questões grandes e pequenas.

Você pode ajudar a manter seu gato saudável e feliz por muitos anos, com amor e os cuidados corretos.

Kara Murphy Kara Murphy

Kara Murphy é uma escritora freelancer e dona de animal de estimação que mora em Erie, Pensilvânia. Ela tem uma goldendoodle chamada Maddie.