Descrito pelos franceses como o “bigode diablotin”, ou diabinho bigodudo, o affenpinscher é um cachorrinho charmoso, alerta e curioso, leal e afetuoso. Geralmente um cão quieto, o affenpinscher pode exibir faísca e fogo de terrier quando excitado. Os Affenpinschers geralmente não têm medo de qualquer ameaça.
A raça possui uma destreza impressionante nas patas dianteiras e tem uma tendência para agarrar e lançar brinquedos.
O Affenpinscher é um companheiro doméstico geralmente encantador. Os Affenpinschers costumam se dar bem com crianças, embora alguns indivíduos tenham menor tolerância à alta energia das crianças. Devido à sua herança como caçador de roedores, os affenpinschers normalmente não são compatíveis com pequenos animais de estimação, principalmente roedores.
Embora estejam na categoria hipoalergênica de raças de cães, os affenpinschers realmente eliminam. Embora os Affenpinschers exijam poucos cuidados, é aconselhável que seus casacos sejam removidos regularmente. Uma técnica simples, a decapagem envolve arrancar os cabelos mortos e opacos, deixando para trás os cabelos novos e brilhantes. A remoção diligente reduz drasticamente a queda.
O affenpinscher é originário da Alemanha. Embora esses pequenos cães magros sejam retratados como ratos e companheiros em obras de arte que datam de 1500, a raça não apareceu nos registros escritos até o século XIX. Naquela época, havia duas variedades: um tipo maior, de focinho longo, e um cão menor, de cabeça redonda e focinho mais curto, com mandíbula proeminente. Acredita-se que o primeiro acabou se tornando conhecido como schnauzer miniatura, e o último como affenpinscher.
Na década de 1900, a maior parte da criação de affenpinscher ocorreu na Baviera e na Saxônia. A raça alcançou popularidade pouco antes da Primeira Guerra Mundial, mas seu número diminuiu durante a guerra. Eles novamente se tornaram populares de meados da década de 1920 até a Segunda Guerra Mundial. O American Kennel Club admitiu o affenpinscher em 1936.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.