Fiel às suas origens como um caçador criado para pensar por conta própria, o galgo afegão é obstinado e independente, indiferente e autoconfiante. Um estudo de contradições, o galgo afegão foi descrito como ferozmente corajoso, mas possivelmente tímido, inconstante, mas às vezes quieto e preguiçoso, digno, mas palhaço. A personalidade afegã varia de amorosa a totalmente reservada, e esses cães podem ser bastante cautelosos com estranhos. Se não for devidamente socializado, o afegão tende a desenvolver uma disposição selvagem.
O galgo afegão é um cão de “alta manutenção” por vários motivos. Embora sejam altamente inteligentes, os afegãos podem ser difíceis de treinar porque são teimosos. Eles são altamente sensíveis à correção severa, o que muitas vezes provoca uma recusa em obedecer. Eles respondem melhor a orientação gentil e disciplina firme. A limpeza regular é fundamental para manter a pelagem do afegão. Os afegãos precisam de banhos e escovações semanais para remover pelos mortos e evitar emaranhados e emaranhados aos quais são propensos. Os afegãos adultos eliminam a pele na primavera e no outono, e após doenças; cadelas não esterilizadas trocam de pelo depois de cada temporada. Embora possam ser ótimos cães de apartamento e verdadeiros "viciados em televisão", os afegãos precisam de muito exercício para evitar o tédio e comportamentos destrutivos, como mastigar. No mínimo, os afegãos deveriam caminhar um ou dois quilômetros diariamente, e um pátio cercado para correr é essencial. A raça é famosa por ignorar apelos para vir e a morte de carro é uma tragédia muito comum. Nunca se deve permitir que os afegãos vaguem sem supervisão, pois o seu impulso predatório pode torná-los uma ameaça para os animais de estimação da vizinhança. Com treinamento adequado e vigilância por parte do proprietário, os afegãos podem ser compatíveis tanto com crianças quanto com outros animais de estimação.
Os afegãos são extremamente magros sob a pelagem grossa e comem muito menos do que seu tamanho pode sugerir. Uma ração de alta qualidade, possivelmente complementada com óleo vegetal, pode ajudar a manter a pele e a pelagem saudáveis. Meias de orelha (chamadas de snoods) podem ser usadas para evitar sujar as orelhas longas quando o afegão come.
Um antigo membro da família dos sighthounds, o galgo afegão foi criado pela primeira vez há milhares de anos por povos nômades do Afeganistão, Paquistão e norte da Índia. Grande parte da história da raça foi perdida quando facções guerreiras lideradas por líderes como Genghis Khan e Alexandre, o Grande invadiram a região. A raça foi desenvolvida e moldada pela necessidade de caçar caça em terrenos montanhosos.
Um caçador extremamente habilidoso, o afegão era usado para abater animais grandes e pequenos, incluindo antílopes e talvez até leopardos. Embora muitos especialistas atuais duvidem que os leopardos fossem as presas tradicionais dos afegãos, relatos de testemunhas oculares contam que afegãos solitários mataram leopardos, agarrando-os pelo pescoço e cortando-lhes as espinhas nas mandíbulas.
Os afegãos fizeram a sua primeira peregrinação fora do Médio Oriente com soldados britânicos, que os trouxeram de volta a Inglaterra no século XIX. O galgo afegão foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1926. Tornou-se conhecido por seu glamour e atingiu sua maior popularidade na década de 1970. Os afegãos agora são mantidos como animais de estimação e cães de exposição, em vez de caçadores, embora alguns proprietários aventureiros os levem em iscas para simular uma caçada. Suas tranças esvoaçantes e atitude nobre tornam os afegãos vencedores perenes no ringue.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.