Criado para realizar tarefas exigentes, o cão pastor australiano é extremamente alerta, inteligente, vigilante e corajoso. Altamente confiáveis e confiáveis, eles têm um tenaz senso de dever. Leais aos seus donos e cautelosos com estranhos, eles são ferozmente protetores quando usados como cães de guarda, embora não sejam latidores. O cão pastor australiano tende a ser agressivo com outros cães e pode exibir comportamentos de domínio e pastoreio em relação às crianças.
Esses cães são altamente enérgicos e exigem amplas oportunidades de exercícios. Certamente não adequados para morar em apartamentos, os cães australianos prosperam quando têm trabalho a fazer. Eles tendem a se tornar destrutivos quando estão entediados.
Os cães pastores australianos são adequados para qualquer clima. Eles perdem uma ou duas vezes por ano. A escovação semanal é recomendada para manter a pelagem saudável.
O cão pastor australiano foi uma verdadeira aventura na criação. A raça como a conhecemos hoje é o culminar de muitas experimentações para criar o cão ideal para pastorear gado de corte rebelde na Austrália. A necessidade de um cão pastor adequado surgiu no início de 1800, quando os colonos começaram a se espalhar para o oeste a partir de Sydney para utilizar as vastas pastagens. Aqui, as propriedades eram muitas vezes centenas, até milhares, de quilômetros quadrados de terras sem cercas. Para os cães pastores ingleses que eram usados na época para pastoreio, as altas temperaturas, o terreno acidentado e as longas distâncias de pastoreio eram demais para suportar. Além disso, sua característica de latir e avançar, que é desejável para ovelhas trabalhadoras e gado quieto, causou a debandada do gado selvagem.
Seguiram-se muitas tentativas e erros genéticos. Eventualmente, uma fórmula vencedora foi descoberta. Collies highland azuis merle de pêlo liso, importados da Escócia, foram cruzados com o cão dingo selvagem nativo para produzir trabalhadores silenciosos conhecidos como Hall's Heelers. Os heelers foram cruzados com dálmatas importados para incutir o amor pelos cavalos e a lealdade ao mestre. Esses cães Bagust manchados (dos irmãos Jack e Henry Bagust) foram cruzados com kelpies pretos e castanhos, cães pastores valorizados por sua resistência ao trabalho. O resultado foi um cão compacto, semelhante em constituição ao dingo, mas de constituição mais robusta. Foram produzidas variedades azuis e vermelhas, as primeiras ganhando maior popularidade.
Sua resistência ao trabalho, estilo de pastoreio silencioso e devoção obediente aos seus donos tornaram esses cães muito procurados por proprietários e tropeiros. No final de 1800, a raça (conhecida inicialmente como Australian Heeler e mais tarde como Australian Shepherd Dog) foi amplamente reconhecida e padronizada na Austrália. O cão pastor australiano foi aceito para registro no American Kennel Club (AKC) em 1980.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.