O basset hound é um cão amigável e tranquilo. Originalmente caçando em matilhas, eles tendem a se dar bem com outros cães e outros animais de estimação em geral. Bassets são orientados para as pessoas e se dão bem com crianças. Cães bastante espertos, os bassets não são fáceis de treinar porque são um tanto teimosos. É necessária uma mão firme, paciente e com muita criatividade para extrair o que há de melhor neles. Os bassets podem latir muito e, com seus pés e unhas resistentes, tendem a ser escavadores. O desejo de caçar ainda é bastante forte e, se não forem confinados com segurança, eles sairão para caçar por conta própria.
Os Basset Hounds precisam de uma pessoa firme e responsável pela sua alimentação, pois têm uma clara tendência a se tornarem obesos, o que pode causar sérios problemas nas suas costas longas. Bassets não são atletas de alta potência que precisam correr todos os dias, mas devem fazer uma longa caminhada pelo menos uma vez ao dia para mantê-los em forma. A maioria dos bassets vive até 12 ou 13 anos.
Tendo se desenvolvido como animais de carga, os basset hounds sentem necessidade de companhia e ficam mais felizes quando têm suas famílias por perto. Eles não são grandes cães de guarda. Embora possam latir, cumprimentam estranhos com alegria. Os lábios soltos causam bastante baba e muitos proprietários mantêm toalhas estrategicamente colocadas pela casa para limpeza. Bassets deixados sozinhos podem facilmente se tornar ladrões ou escavadores incômodos. Bassets são cães bastante inteligentes, mas não são os mais fáceis de treinar. Comece a treinar os filhotes imediatamente e faça bastante treinamento positivo para mantê-los interessados. Eles gostam de rastrear e caçar, mesmo que seja apenas como um passatempo casual. A limpeza é bastante rápida e fácil e envolve apenas uma passada com uma escova uma ou duas vezes por semana. Entre as escovações, o basset pode deixar entrar muita lama ou sujeira na casa devido à sua baixa estatura e pés grandes.
O basset hound vem de 1500, quando os franceses pré-revolucionários usavam cães de caça baixos e de corpo pesado para rastrear coelhos. A palavra "bas" significa "baixo" em francês, condizente com a estatura do basset hound. Vários cães de caça franceses curtos e de pernas arqueadas e o basset hound que reconhecemos hoje foram aperfeiçoados na Inglaterra no século XIX. Com exceção da altura e da conformação das pernas, eles são semelhantes ao cão de caça de St. Hubert.
Os bassets foram selecionados não apenas por suas excelentes habilidades de faro, mas também porque os caçadores conseguiam acompanhar os cães de ritmo lento. Eles não apenas caçavam coelhos e lebres, mas às vezes também eram usados para rastrear animais maiores feridos.
Nos Estados Unidos, o Basset rapidamente passou de cão de caça a animal de estimação. Familiarizado ao público por desenhos animados, como "Fred the Basset", e em comerciais, como os sapatos Hush Puppies™, o basset hound é agora principalmente um cão de companhia.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.