O cão pastor belga é uma raça multi-talentosa. Ele se destaca não apenas em pastoreio, obediência e rastreamento, mas também em proteção e aplicação da lei; detecção de drogas, bombas e gases; busca e salvamento; trenó; agilidade; e assistência terapêutica a pessoas com deficiência, doentes ou idosos. Este cão é exigente e precisa de um dono experiente. Um cão pastor belga pode ser difícil de controlar, a menos que o tutor saiba como lidar com ele. Os cães pastores têm uma ampla variedade de temperamentos e agressividade. Eles são orientados para as pessoas e querem estar com a família. Esta preferência torna os belgas inadequados como cães de canil porque podem ficar hiperativos com latidos excessivos e podem desenterrar.
O cão pastor belga é inteligente e obediente. Ele tem fortes instintos protetores e territoriais. Ele precisa de ampla socialização desde tenra idade e de um treinamento firme, mas não severo. A menos que você esteja trabalhando em um esporte de proteção, você não precisa dar nenhum treinamento de proteção ao seu belga, pois isso será natural para ele.
Os cães pastores belgas são excelentes animais de estimação para os lares certos. Eles prosperam na companhia amorosa. Os belgas exibem instintivamente um comportamento de pastoreio, como perseguir e circular, movendo-se sem esforço durante horas e mordendo os calcanhares das pessoas. Eles são bons para trabalhar e obedecer competitivamente, mas não para crianças que correm e gritam. Um belga tentará manter a criança no mesmo lugar.
O cão pastor belga pode viver em um apartamento se for suficientemente exercitado. Ele é moderadamente ativo em ambientes fechados e se sairá melhor com pelo menos um quintal de tamanho médio. Ele prefere climas frios, mas se adapta bem a outros.
O cão pastor belga, também conhecido como Groenendael, é uma das quatro variedades de belgas com nomes de aldeias belgas: Groenendael, Laekenois, Mechelar (Malinois) e Tervuren.
Os cães pastores belgas remontam à década de 1880, quando esses cães (com pastores alemães, pastores franceses e pastores holandeses) eram chamados de cães pastores continentais. Em 1891, foi formado o Clube do Pastor Belga. Os juízes determinaram que o cão pastor nativo era quadrado e de tamanho médio, com orelhas triangulares. Esses cães diferiam apenas na textura, cor e comprimento do cabelo.
As variedades Malinois e Groenendael foram as primeiras a aparecer nos Estados Unidos no início do século XX. O Belgian Sheepdog Club of America foi formado (os Malinois, Groenendael e Tervuren eram todos da mesma raça naquela época) e a raça começou a aparecer em eventos do AKC no início dos anos 1950. Em 1959, os belgas se separaram nas três raças AKC hoje reconhecidas, Shepherd, Tervuren e Malinois.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.