O bichon frisé é considerado um excelente animal de estimação versátil, sendo um cão brincalhão, mas gentil. Bichons se dão bem com outros animais de estimação. Eles geralmente são considerados muito bons com crianças. Em uma pesquisa, eles obtiveram uma classificação elevada em agressividade com crianças, mas é preciso cautela sempre que cães e crianças pequenas estão juntos. Na mesma pesquisa, eles foram considerados fáceis de dominar e treinar, mas alguns proprietários discordam do rótulo de domesticação fácil.
Os bichons são cães ativos, mas por serem pequenos, não precisam de muito espaço para brincar e são adequados para morar em apartamentos. Os bichons não são conhecidos por latir, o que é uma verdadeira vantagem para os moradores da cidade, mas também não conte com eles para proteger sua casa.
Eles exigem um tempo considerável para cuidar da pelagem. Eles precisam de cuidados regulares, banho e tosa. Bichons são uma das poucas raças recomendadas para pessoas com alergia que desejam um cachorro, mas cuidado. Algumas pessoas com alergias leves podem ter menos problemas de alergia com um bichon em comparação com outros cães, mas não há garantias. Consulte seu alergista e passe bastante tempo perto de bichons adultos antes de decidir morar com um.
O bichon frise (pronuncia-se bee-SHON free-ZAY) é considerado descendente do water spaniel e era conhecido na região do Mediterrâneo já na Idade Média. Alguns historiadores acreditam que a raça realmente se originou nas Ilhas Canárias e foi trazida para a Europa por marinheiros. Os bichons há muito são reconhecidos como bons cães de companhia, principalmente por causa de seu temperamento alegre e equilibrado. Eram bastante populares entre a nobreza europeia, na corte inglesa durante o reinado de Henrique II, e foram até incluídos em pinturas de Goya.
No século XIX, a sua popularidade diminuiu. Eram cães de rua e alguns eram usados em trupes de circo. Sua popularidade aumentou novamente após a Primeira Guerra Mundial. A raça foi trazida pela primeira vez para os Estados Unidos em 1956 por uma família francesa chamada Picault. A raça foi reconhecida em 1973 pelo American Kennel Club como um cão não esportivo.
Nos últimos anos, os bichons se tornaram mais populares à medida que as pessoas aprenderam sobre as características desejáveis da raça.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.