O sabujo é um animal gentil, paciente, nobre e de boas maneiras. Ele é especialmente bom com crianças e é conhecido por ser excepcionalmente tolerante com os pequenos que passam por cima dele. Ele também geralmente se dá bem com outros animais.
Por trás desse comportamento gentil, entretanto, há traços profundos de determinação e independência. Um sabujo tem vontade própria e tende a tomar suas próprias decisões em vez de obedecer aos comandos de seu dono. Essa tendência é especialmente verdadeira se o cão detectou um cheiro interessante; se isso acontecer, ele será obstinado em sua determinação de seguir a trilha o mais longe que puder.
O cão de caça é um dos membros mais melodiosos do dogdom. Ele pode executar árias caninas completas que apresentam latidos, uivos e lamentos expressivos.
Bloodhounds podem ser companheiros caninos maravilhosos, mas também podem ser um tremendo desafio. Eles amadurecem relativamente lentamente, atingindo a adolescência por volta de um ano e não atingindo a maturidade completa até pelo menos os dois anos de idade. Durante o período da adolescência, o sabujo provavelmente será barulhento, desajeitado, curioso sobre qualquer cheiro interessante e destemido em comer qualquer coisa que cheire interessante. Essa tendência de comer inclui objetos inapropriados, como controles remotos de TV, toalhas, baterias e assentos de carro, o que resulta em uma cara cirurgia pós-degustação para remover esses objetos.
A longa papada deste cachorro faz dele um babador prodigioso e, com um giro rápido da cabeça, ele pode vomitar essa baba a até 6 metros de distância. A tenacidade e independência do cão de caça podem tornar o treinamento um desafio. Paciência e consistência são necessárias para lhe ensinar boas maneiras básicas. Não deixe seu Bloodhound sem coleira, exceto em uma área bem fechada. Um cheiro interessante desencadeará uma perseguição obstinada que tornará o sabujo imune aos comandos de seu guardião. No entanto, o sabujo é uma raça enérgica que precisa de muito exercício, especialmente como cachorrinho. Como outros cães grandes, a vida do sabujo é relativamente curta, cerca de 10 anos.
O sabujo tem uma história longa e nobre. A raça foi aperfeiçoada no século VII por São Huberto da Bélgica e seus monges. Desde então, esses cães têm sido frequentemente associados à realeza. Guilherme, o Conquistador, trouxe consigo vários cães de caça quando chegou à Inglaterra em 1066, e os cães de caça modernos descendem desses cães. Enquanto isso, na Bélgica, o mosteiro de São Hubert continuava a presentear o rei da França com um par de cães de caça pretos e castanhos todos os anos. Ainda hoje, nas partes da Europa de língua francesa, esses cães são conhecidos como cães de caça St. Hubert.
Inicialmente, os sabujos eram usados para rastrear veados e outros animais de caça. No século 16, porém, eles também eram usados para rastrear pessoas. Hoje, os sabujos auxiliam na aplicação da lei, bem como nos esforços de busca e resgate. Suas habilidades são tão conceituadas que trilhas realizadas por cães de caça comprovados são admissíveis como prova em tribunal.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.