Os Border Collies são cães ativos e de trabalho, mais adequados para a vida no campo. Se confinados sem atividade e companhia, esses cães podem tornar-se infelizes e destrutivos. A raça é muito inteligente, aprende rápido e responde bem aos elogios.
Por causa de seus instintos de pastoreio, eles protegem sua família e seu território e são excelentes cães de guarda. Eles cuidarão dos filhos da família. Embora se dêem bem com crianças e outros animais de estimação com os quais são criados, eles podem ser reservados e às vezes mal-humorados com estranhos, mordendo os calcanhares da mesma forma que morderiam as ovelhas se estivessem pastoreando.
Border collies são cães extremamente enérgicos e devem ter a oportunidade de fazer muito exercício. Eles adoram correr. Eles também precisam de muita atenção de seus donos e de um trabalho a realizar, seja pastorear o gado ou pegar uma bola.
Eles devem ser bem socializados desde pequenos para evitar a timidez perto de estranhos, e devem ter treinamento de obediência, que pode ajudar a impedir o comportamento de beliscar e a tendência de fugir ou perseguir carros.
Os border collies são considerados shedders comuns. É necessária escovação pelo menos semanalmente para manter a pelagem bonita. Esta raça vive cerca de 12 a 15 anos.
Os border collies são pastores e foram criados para trabalhar com ovelhas, mas podem administrar praticamente qualquer tipo de rebanho e até mesmo pastorear crianças da família.
A raça se originou nas terras baixas e nos condados fronteiriços da Inglaterra e da Escócia e pode remontar ao século XVIII. Acredita-se que os ancestrais do border collie sejam outros tipos de collies, como o bearded collie e o Scotch collie, e alguns historiadores da raça acreditam que o spaniel pode estar em algum lugar na mistura.
Durante o século 19, os border collies se tornaram populares entre a pequena nobreza inglesa. Hoje, eles ainda são usados para trabalhar o gado e são animais de estimação da família. Por treinarem com facilidade, os border collies também são usados para trabalho policial, detecção de narcóticos e bombas e para missões de busca e salvamento. Eles também são bons cães-guia para cegos. Borders entrou recentemente nos ringues de exibição do AKC em meio a controvérsias e protestos de criadores que temem que a criação pela aparência possa comprometer a capacidade de trabalho.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.