Apesar do enorme tamanho, o Bouvier des Flandres é um cão calmo e dócil conhecido por ter uma natureza agradável, sendo um ótimo animal de estimação de família. O Bouvier pode se dar bem com outros animais se for criado com eles; caso contrário, alguns podem ser agressivos com outros cães.
O Bouvier é fácil de treinar. Algumas pessoas dizem que uma vez ensinado, um Bouvier nunca esquecerá um comando. Os cães, no entanto, demoram a amadurecer física e mentalmente e não são considerados totalmente adultos até os dois ou três anos de idade. Embora não seja um cão de guarda por natureza, o Bouvier é leal à sua família e é um excelente cão de guarda.
A pelagem elaborada do cão requer escovação pelo menos semanalmente e também é aconselhável aparar profissionalmente algumas vezes por ano, principalmente para remover o excesso de pêlos nas orelhas e entre as almofadas dos pés. O Bouvier é um shedder médio, mas a preparação regular manterá a queda sob controle.
A raça não é muito ativa dentro de casa e pode se ajustar à vida urbana se fizer caminhadas regulares, mas devido ao seu tamanho, é provavelmente mais adequada para a vida suburbana ou no campo. O treinamento de obediência e a socialização desde cedo são aconselhados para evitar a superproteção. Devem ser fornecidas duas pequenas refeições diárias em vez de uma grande refeição, e esses cães devem descansar por uma ou duas horas após as refeições para minimizar o risco de inchaço.
A raça Bouvier des Flandres estava bem desenvolvida no início do século XX. Os cães foram inicialmente criados na região de Flandres, na Bélgica e no norte da França, para pastorear o gado. Bouvier des Flandres significa "pastor de vacas da Flandres". Ninguém tem certeza, mas a raça pode ter resultado do cruzamento do grifo com o beauceron.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o Bouvier foi usado para resgatar e transportar mensagens. Muitos dos cães foram perdidos em serviço, Flandres foi em grande parte destruída e a raça quase foi extinta. O crédito pela ressurreição da raça de alguns cães restantes vai para um veterinário do exército belga. Hoje, o Bouvier não é apenas um excelente companheiro de família, mas também serve como cão de guarda, guia para cegos, cão policial e cão rastreador.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.