Os Cairn Terriers são considerados animais de estimação inteligentes e leais, que se adaptam à maioria dos ambientes. No entanto, eles são verdadeiros terriers e, conseqüentemente, cães extremamente ativos. Alguns podem ser propensos a latir excessivamente e outros podem ser escavadores. Este não é um cachorro para quem quer um cachorro de colo tranquilo. Eles podem ser agressivos com outros cães e mortais com pequenos animais de estimação e roedores errantes.
Por outro lado, os cairn terriers são uma excelente escolha para famílias que desejam um animal de estimação brincalhão e alegre, sempre pronto para uma brincadeira de busca ou uma caminhada rápida pela vizinhança.
Cairn terriers são cães ativos que deveriam ter a oportunidade de brincar e brincar, mas eles não precisam de muito espaço para obter o exercício necessário. Caminhadas na coleira, sessões de brincadeiras em casa ou corridas em um quintal cercado serão suficientes.
Sua pelagem cai pouco e, embora exija escovação e aparagem regulares, não é difícil de cuidar.
O cairn terrier é o cachorrinho enérgico, corajoso e dedicado que a maioria de nós conhece como Totó em “O Mágico de Oz”. Mas as suas raízes remontam a tempos mais antigos e as suas realizações também são muito maiores.
O Cairn terrier pode ter existido já no século XVI, ajudando a controlar vermes na Ilha de Skye. Sua especialidade era extrair pedreiras, principalmente lontras, de montes de pedras conhecidos como montes de pedras. A raça está relacionada com os terriers brancos escoceses e West Highland, e cruzamentos com Westies ocorreram recentemente na década de 1920. Hoje, o Cairn terrier é um excelente animal de estimação e cão de exposição.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.