O Cavalier King Charles Spaniel é um cão encantadoramente afetuoso, brincalhão e inteligente que entrega a seus tutores uma devoção cativante. A timidez e a agressividade, felizmente, não fazem parte do ambiente comportamental desta raça. Esses cachorrinhos felizes são excelentes com crianças e seu desejo de interagir com seus tutores os torna companheiros de casa agradáveis.
O Cavalier King Charles Spaniel é fácil de manter. Ideal como cão de família ou como companheiro para “ninhos vazios”, o Cavalier adora abraçar e foi descrito como o cão de colo perfeito. Embora esses cães tenham tendência a saudações barulhentas, os Cavaliers geralmente não são protetores. A limpeza regular é a chave para manter a pelagem do Cavalier brilhante. É necessário pouco mais do que uma escovação semanal completa, além de banhos de rotina e aparas profissionais conforme desejado. A emissão de luz, que ocorre na primavera e no outono, geralmente desperta pouca atenção.
O Cavalier King Charles spaniel é descendente de um pequeno spaniel de brinquedo retratado em muitas pinturas do norte da Europa dos séculos XVI, XVII e XVIII. Este cão foi originalmente criado para dar voltas quentes em castelos com correntes de ar e em passeios frios de carruagem. Uma receita escrita em inglês antigo para a Rainha da Inglaterra a orienta a manter este "cachorro reconfortante" no colo para tratar um resfriado. A outra tarefa do Cavalier era atrair pulgas e, assim, poupar seus donos da peste bubônica transmitida por pulgas.
Durante a época dos Tudor, os toy spaniels eram comuns como animais de estimação das mulheres e, sob os Stuarts, receberam o título real de King Charles spaniel. O rei Carlos II raramente era visto sem dois ou três Cavaliers em seu encalço, e ele escreveu um decreto – ainda em vigor hoje – para que seu spaniel homônimo fosse aceito em qualquer lugar público, incluindo as Casas do Parlamento, que geralmente eram proibidas para animais.
Nos primeiros dias, os padrões da raça não eram reconhecidos, embora os toy spaniels geralmente tivessem cabeças achatadas, focinhos pontudos e orelhas altas. Em meados do século XIX, os ingleses criaram um novo visual para o toy spaniel e padronizaram sua aparência. Esses modernos King Charles spaniels, também conhecidos como "Charlies", tinham rostos mais achatados, mandíbulas prognatizadas e crânios abobadados. No início de 1900, os criadores tentaram recriar a versão anterior da raça; eles tiveram grande sucesso e assim nasceu o Cavalier King Charles spaniel. A criação do Cavalier King Charles spaniel nos Estados Unidos se consolidou de forma limitada na década de 1950, mas a raça não foi totalmente reconhecida pelo American Kennel Club até 1996.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.