Curly-coated retrievers são cães afetuosos e de temperamento calmo que se dão bem com crianças e preferem ficar com sua família humana em vez de ficarem sozinhos do lado de fora. Eles são cães altamente enérgicos, entretanto, e podem ser muito indisciplinados para crianças muito pequenas.
Geralmente, os retrievers com pêlo encaracolado são considerados inteligentes e fáceis de treinar. No entanto, diz-se que alguns indivíduos da raça podem ser teimosos e que os Curlies demoram a amadurecer, por isso pode demorar um pouco mais para treiná-los em comparação com outros retrievers.
Retrievers de pêlo encaracolado podem ser muito reservados com estranhos e protegerão a família mais do que algumas outras raças esportivas. Eles devem ser socializados cuidadosamente desde pequenos para evitar extrema timidez perto de estranhos.
Os retrievers de pelagem encaracolada são, no fundo, cães de esportes, por isso precisam de muito exercício. Eles não são adequados para morar em apartamentos; eles precisam de um quintal grande onde possam brincar. O cacheado é mais adequado para uma família ativa que incluirá o cão na vida doméstica e nas atividades ao ar livre. Curlies prosperam especialmente na natação e na recuperação.
A raça é considerada um shedder médio. A pelagem é fácil de cuidar e necessita apenas de uma escovação rotineira para ficar em excelentes condições. Se a escovação deixar a pelagem crespa, simplesmente umedeça ou molhe a pelagem para restaurar os cachos. Alguns guardiões de retrievers de pêlo encaracolado nunca escovam seus cães e, em vez disso, apenas dão banho neles de vez em quando. Por causa da pelagem oleosa, conte com dar banho nesse cachorro pelo menos três vezes ao ano.
O Curly Coated Retriever é um cão de caça de trabalho que se originou na Inglaterra talvez já no século XVIII. Sua ancestralidade exata foi perdida há muito tempo, mas provavelmente deriva de cruzamentos do antigo cão de água inglês, do spaniel de água irlandês, de um pequeno tipo de Terra Nova e, mais tarde, talvez até do poodle. Fiéis à sua herança, os Curlies são grandes nadadores e caçadores.
O Curly-Coated Retriever é uma das raças mais antigas de retrievers britânicos e foi exibido pela primeira vez na Inglaterra por volta de 1860. De acordo com o Curly-Coated Retriever Club of America, esta foi a primeira raça classificada como retriever e exibida em uma exposição canina. De todas as raças de pêlo encaracolado, o retriever de pêlo encaracolado tem a distinção de receber esse nome devido à sua pelagem encaracolada, o que pode ser uma indicação de que este cão foi o primeiro de todas as raças de pêlo encaracolado.
Alguns historiadores da raça descrevem esses cães como o "colarinho azul" dos retrievers, porque eles tendem a pertencer a guardas-caça e caçadores furtivos, não a aristocratas. Os retrievers de pêlo encaracolado eram “cães de carne” que encontravam pássaros deixados para trás por outros cães.
Nos Estados Unidos, o retriever de pêlo encaracolado foi introduzido no início de 1900, mas continua sendo uma raça relativamente rara, embora tenha muitas qualidades que o tornam um excelente cão esportivo e animal de estimação. Em 1994, por exemplo, era o número 123 entre 137 raças reconhecidas pelo American Kennel Club.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.