Apesar do seu tamanho, os bassês são conhecidos pela sua natureza corajosa e enfrentam animais muito maiores do que eles. Alguns podem ser agressivos com estranhos e outros cães.
Como cães de família, os bassês são companheiros leais e bons cães de guarda. Eles são bons com crianças se forem bem tratados. Eles podem ser um pouco difíceis de treinar.
Alguns criadores de bassês dizem que existem diferenças de personalidade entre as diferentes variedades da raça. Por exemplo, o dachshund de pelagem longa é supostamente mais calmo do que a variedade de pelagem lisa, e o dachshund de pelagem metálica é mais extrovertido e parecido com um palhaço.
Os Dachshunds foram criados como caçadores, por isso não é surpresa que muitos deles gostem de cavar. Alguns também latem e, em uma pesquisa, os bassês tiveram uma classificação elevada em termos de destrutividade.
Dachshunds são propensos a problemas de disco porque têm costas longas, então este cão não é uma boa escolha para quem tem muitos passos em casa. Para proteger ainda mais as costas do dachshund, o cão não deve pular para cima e para fora dos móveis e seu peso deve ser controlado.
O dachshund de pelagem lisa requer poucos cuidados com a pelagem além de uma massagem ou escovação ocasional. Para a variedade de pelagem longa, recomenda-se escovar e pentear diariamente; o dachshund com revestimento de arame requer descasque pelo menos duas vezes por ano. A raça é considerada um shedder médio.
O bassê foi criado na Alemanha há centenas de anos para caçar texugos. "Dach" significa texugo e "hund" significa cachorro. As três variedades de dachshund, de pêlo liso, de arame e de pêlo longo, originaram-se em épocas diferentes. O liso foi o primeiro e surgiu da mistura de um ponteiro francês miniatura e um pinscher. A raça também vem em dois tamanhos: padrão e miniatura, sendo o padrão o tamanho original.
O bassê tem pernas curtas e fortes que permitem ao cão desenterrar presas e entrar em tocas. Versões maiores da raça foram usadas para perseguir veados ou raposas. Dachshunds menores foram criados para caçar lebres e furões.
A raça ainda é usada para caça, principalmente na Europa, mas na América do Norte esse cão costuma ser um animal de estimação de família. Na verdade, é uma das raças AKC mais populares.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.