Os Doberman Pinschers são considerados cães orientados para as pessoas, que são afetuosos e doces com as pessoas, se socializados e treinados adequadamente. Eles são leais aos seus donos e são bons com os filhos se forem criados com eles; entretanto, alguns Dobermans se vinculam apenas a uma pessoa.
Os Doberman Pinschers são cães poderosos e enérgicos que precisam de muito exercício. Se não fizerem exercícios, é mais provável que fiquem irritados ou até agressivos. Eles podem se adaptar bem à vida em um apartamento se exercitados diariamente.
A socialização cuidadosa e o treinamento de obediência desde tenra idade são essenciais para esta raça. Os pinschers Doberman respondem muito bem ao reforço positivo.
Nenhum treinamento especial de guarda é necessário para quem deseja um bom protetor familiar. Na verdade, os especialistas em Doberman Pinscher muitas vezes desaconselham o treinamento especial de guarda, o que pode resultar em guarda excessiva e agressão.
Um alemão chamado Louis Dobermann é responsável pelo desenvolvimento da raça Doberman pinscher no final do século XIX. Ele era cobrador de impostos e queria um cão de guarda feroz para acompanhá-lo em suas rondas. Dobermann também mantinha o canil local, onde tinha acesso a muitos cães de rua.
Ninguém sabe ao certo, mas acredita-se que Dobermann tenha cruzado muitas raças para obter o Doberman Pinscher. Algumas das raças envolvidas incluem o rottweiler, o pinscher alemão, o Dogue Alemão, o cão pastor alemão, o Manchester terrier e o pastor galgo inglês de pêlo curto.
Embora inicialmente criados e ainda usados em todo o mundo como cães de guarda, os Doberman Pinschers também foram cães policiais e militares, cães de resgate e cães de terapia.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.