O cocker spaniel inglês manteve fortes instintos de caça; esse cachorro gosta mais de poucas coisas na vida do que sair em busca de pássaros. No entanto, esse prazer é rivalizado de perto pelo prazer que o cão sente por estar perto dos membros da família. Esta é uma raça que gosta de fazer parte de todas as atividades familiares. Ele é alegre, dócil, leal, sensível e brincalhão; em suma, um companheiro perfeito para uma criança atenciosa ou um adulto aventureiro.
Este é um cão amigável, seja com outros cães e animais de estimação, crianças, estranhos e até ladrões. O cocker spaniel inglês é um bom cão de guarda, mas uma má escolha para cão de proteção.
O cocker spaniel inglês foi criado para caçar o dia todo, procurando, descarregando e recuperando aves de caça de terras altas. Esse tipo de energia não pode ser queimado dando uma volta no quarteirão. Esses cães precisam de muito exercício, mas felizmente podem satisfazer suas necessidades com alguns bons períodos de exercício por dia. O acesso imediato a um quintal cercado é uma ajuda definitiva.
A pelagem do cocker spaniel inglês deve ser escovada duas ou três vezes por semana. Para obter a melhor aparência, a pelagem deve ser cortada ou tesoura ao redor do rosto, orelhas, cauda e pés a cada dois meses.
As orelhas precisam de atenção especial, pois são propensas a problemas se permanecerem úmidas por dentro. Quando o cão está comendo, as orelhas devem ser retidas com uma meia (chamada de laço) para evitar que a comida fique presa nas pontas das penas.
A família de cães spaniel está entre os primeiros grupos de cães criados para auxiliar na captura de pássaros. Como tal, é um grande grupo com muitas raças especializadas na caça de diferentes espécies de aves em vários terrenos.
Aqueles que se especializaram na caça terrestre foram divididos em spaniels maiores e menores, sendo os spaniels menores especializados na caça à galinhola. Nenhuma tentativa foi feita para criar os dois tamanhos separadamente, e ambos os tamanhos estavam rotineiramente presentes nas mesmas ninhadas. Com o advento das exposições caninas, isso apresentou algumas dificuldades e, em 1892, os dois tamanhos de land spaniels começaram a ser designados como raças separadas, com o tamanho menor apelidado de cocker spaniels.
Quando o cocker spaniel veio para a América, muitos criadores nos Estados Unidos preferiram e criaram para uma aparência diferente do que era tradicional no país fundador, a Inglaterra. Os dois estilos divergiram até serem divididos em variedades separadas em 1936. Isso significava que poderiam ser cruzados, mas seriam mostrados separadamente. Como quase ninguém decidiu cruzar as variedades, elas foram divididas em raças separadas em 1946. Na América, a versão americana do cocker spaniel tornou-se a mais popular, mas no resto do mundo o cocker spaniel inglês é o mais popular.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.