Os ponteiros ingleses são considerados mais independentes do que muitas outras raças de cães. Um ponteiro de uma linha de trabalho pode ser muito ativo e tenso para ser um bom animal de estimação. Alguns são obstinados e teimosos. Muitos ponteiros, no entanto, são criados para exibição, e os cães dessas linhagens podem ser ótimos animais de estimação para a família, pacientes com crianças, bons com outros animais e calmos dentro de casa. Eles não são considerados cães de guarda, mas avisarão seus tutores se estranhos se aproximarem.
Todos os pointers têm fortes instintos de caça e não é incomum encontrar um pointer de 2 meses de idade.
No fundo, os ponteiros ingleses são cães de caça e não são adequados para viver em apartamentos ou na cidade.
Mesmo aqueles que são bons animais de estimação para a família ainda precisam de muito exercício, porque tendem a ter uma energia ilimitada. Sem exercício adequado, é provável que se tornem infelizes e destrutivos. O treinamento de obediência desde tenra idade é recomendado, pois eles podem ter força de vontade.
Como os ponteiros têm pêlo curto, toda a limpeza geralmente necessária é uma escovação rápida ou massagem duas ou três vezes por semana. Esses cães são considerados shedders comuns. Eles precisam ser protegidos do clima frio porque seus casacos são curtos.
Os ponteiros ingleses (ou simplesmente "ponteiros", como são reconhecidos pelo AKC) são cães de caça nomeados devido à pose característica que assumem quando sentem o cheiro da caça. Eles ficam imóveis com a cabeça baixa e o nariz apontado para o jogo; a cauda mantida horizontalmente, alinhada com a cabeça e as costas. Uma perna é levantada e dobrada no pulso. A direção que o cão aponta orienta o caçador para a caça.
Os ponteiros eram usados na Europa já em 1600 para localizar lebres, que eram então perseguidas por galgos. No século seguinte, os ponteiros tornaram-se o cão preferido dos caçadores e provaram ser hábeis em apontar e rastrear. Os ponteiros são conhecidos por serem trabalhadores árduos, com grande velocidade e resistência, bem como por uma capacidade olfativa excepcional.
Sua ancestralidade exata não é realmente conhecida, mas acredita-se que inclua cães de caça, cães de caça e galgos. Alguns historiadores da raça dizem que Newfoundland, setter e até bulldog também estão na mistura, mas ninguém sabe ao certo.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.