Os springer spaniels ingleses foram selecionados como parceiros de caça bastante próximos e têm um forte desejo de estar com as pessoas e de trabalhar. Cães enérgicos e animados; eles têm uma boa quantidade de inteligência e são razoavelmente fáceis de treinar. A maioria dos spaniels tem um desejo de recuperação, e o springer spaniel inglês não é exceção. Esse desejo pode causar problemas de mastigação se o cão for deixado sozinho por longos períodos de tempo.
Socialize os springer spaniels ingleses com outros cães e pessoas desde o início, mesmo que a maioria seja bastante extrovertida e amigável. A maioria dos springer spaniels ingleses não se dá bem em canis ou em estilos de vida sedentários. Cavar pode ser um problema para cães entediados.
O springer spaniel inglês é um guardião bastante fácil, por isso muitas guloseimas podem levar à obesidade. São cães que se dão melhor com bastante exercício, seja caçando, correndo com você ou treinando agilidade. Como cães inteligentes, eles ficam mais felizes quando trabalham com você e respondem bem ao treinamento. Springer spaniels ingleses são frequentemente vistos competindo em testes de caça, obediência e agilidade. Esses cães são resistentes e muitas vezes vivem até a adolescência.
Os springer spaniels ingleses podem ser cães de guarda surpreendentemente bons, oferecendo um latido de alarme alto e pelo menos alguma proteção. Eles se dão bem com as crianças se forem criados com elas. Esses cães se dão melhor com socialização e treinamento precoces. Alguns springer spaniels ingleses podem se contentar como “viciados em sofá”, mas a maioria prefere ser ativo. Os springer spaniels ingleses parecem gostar tanto do trabalho aquático quanto do terrestre, e podem ser atraídos por poças.
A limpeza pode ser um pouco trabalhosa com um springer spaniel inglês, embora este cão exija menos trabalho do que os primos menores. A maioria dos proprietários corta pelo menos um pouco seus springer spaniels ingleses e certamente apara as pernas, pés e orelhas. O clipe de exibição requer uma mão firme e habilidosa com a tesoura. Escovar diariamente as penas e a pelagem longa é importante para evitar emaranhados. A limpeza semanal das orelhas é importante.
O springer spaniel inglês vem dos spaniels que eram populares já em 1500 como companheiros de caça na Inglaterra. Os spaniels eram considerados cães que eliminavam a caça, às vezes fazendo com que a caça "nascesse". Inicialmente, todos os spaniels foram cruzados e as distinções foram feitas apenas na altura adulta.
Nos anos 1800, o duque de Norfolk se interessou pelos spaniels e desenvolveu sua própria linha, inicialmente chamada de Norfolk spaniel e agora de springer spaniel inglês. O springer spaniel inglês se separou novamente em linhas de campo (caça) e de exibição, mas muitos cães podem fazer as duas coisas. A maioria dos springer spaniels ingleses hoje são membros valiosos da família que ocasionalmente podem ter a chance de caçar.
Com vitórias no Best in Show na competição Westminster Kennel Club, incluindo o primeiro show do novo milênio, a popularidade do springer spaniel inglês está destinada a crescer.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.