Os cães pastor alemão se dão bem com crianças e outros animais de estimação se forem criados com eles, mas, de acordo com seus instintos de guarda, tendem a desconfiar de estranhos.
A raça é considerada inteligente e fácil de treinar.
Alguns cães pastor alemão mal criados podem ser tensos e nervosos. Juntamente com a má socialização e o treinamento inadequado, o excesso de guarda e o comportamento agressivo são riscos.
Como os cães pastor alemão são grandes e poderosos e têm fortes instintos de guarda, deve-se tomar muito cuidado ao comprar pastores alemães de criadores respeitáveis. Cães mal criados têm maior probabilidade de ficar nervosos.
Para evitar excesso de guarda e comportamento agressivo, os cães pastor alemão devem ser cuidadosamente socializados desde tenra idade e treinados em obediência. Devem estar com a família e continuamente expostos sob supervisão a pessoas e outros animais de estimação da vizinhança; eles não devem ser confinados a um canil ou quintal, sozinhos ou com outros cães.
Os cães pastor alemão são ativos e gostam de ter algo para fazer. Eles precisam de bastante exercício diário; caso contrário, eles podem fazer travessuras ou ficar tensos.
O cão perde muito pelo cerca de duas vezes por ano e, no resto do tempo, perde uma quantidade menor continuamente. Para controlar a queda e manter a pelagem bonita, escove pelo menos algumas vezes por semana.
Os cães pastores alemães são, como o próprio nome indica, uma raça originária da Alemanha. Eles foram desenvolvidos no final de 1800, através do cruzamento de várias raças de pastoreio. A raça foi submetida a uma seleção rigorosa e progrediu rapidamente. No Reino Unido, os cães são conhecidos como alsacianos porque os criadores da raça queriam proteger o cão dos sentimentos anti-alemães após a Primeira Guerra Mundial.
Os cães pastores alemães foram introduzidos nos Estados Unidos por soldados que voltavam para casa da Primeira Guerra Mundial. A raça chamou a atenção do público por causa das estrelas de cinema Strongheart e, mais tarde, Rin Tin Tin. Na Segunda Guerra Mundial, os cães pastores alemães eram a raça militar preferida. Os primeiros cães-guia foram cães pastores alemães. Hoje, eles são um dos cães mais populares da América. Em 1999, os cães pastor alemão ficaram em terceiro lugar na lista das 50 melhores raças do American Kennel Club.
O cão pastor alemão é uma raça de pastoreio conhecida por sua coragem, lealdade e instintos de guarda. Esta raça é um excelente cão de guarda, cão policial, cão militar, cão-guia para cegos e cão de busca e salvamento. Para muitas famílias, o pastor alemão também é um animal de estimação precioso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.