O Grande Pirenéus é um cão calmo, bem-educado e sério, conhecido por sua grande devoção à família, incluindo crianças bem comportadas. Esses cães são geralmente confiáveis, afetuosos e gentis, mas se surgir a necessidade, eles não hesitarão em tentar proteger sua família e seu território.
Os Grandes Pirenéus foram criados para serem deixados sozinhos e guardar ovelhas em vales montanhosos, por isso são relativamente independentes por natureza. Essa independência pode tornar o treinamento de obediência um desafio maior do que o de outras raças. As mesmas raízes protetoras também deixaram os Pyr com um forte instinto de latir.
Os Grandes Pirineus são adultos com 1 ano de idade, mas podem levar até 2 anos para amadurecer.
Os Grandes Pirenéus podem ser uma companhia maravilhosa se você mora em uma área suburbana ou rural e leva uma vida bastante plácida. Esses cães gostam de passar momentos tranquilos em casa e de uma rotina previsível e ordenada.
A natureza protetora desta raça torna a socialização especialmente importante. A exposição ao maior número possível de pessoas, lugares e situações novas, especialmente quando o Pyr é filhote, ajudará a moderar qualquer proteção excessiva. Paciência durante o treinamento é fundamental, pois um Pyr tende a ser independente e até teimoso. Mesmo assim, não espere que os Pyr ganhem qualquer campeonato de obediência.
As necessidades de cuidados pessoais são moderadas. A escovação regular da pelagem dupla irá mantê-la em boas condições, mas esteja preparado para uma grande queda anual. A camada externa não embaraça, o que torna o cuidado relativamente fácil.
Restos fósseis de cães semelhantes aos Grandes Pirenéus foram encontrados em depósitos da Idade do Bronze que datam de 1800 a 1000 a.C. Durante centenas de anos, esses cães trabalharam com pastores camponeses no isolamento das montanhas dos Pirenéus que separam a Espanha e a França.
Com o advento dos tempos medievais, a beleza, a elegância e o caráter destes majestosos Pirenéus brancos não eram mais um segredo. De acordo com o Great Pyrenees Club of America, uma escultura em relevo de um Pyr do século XII enfeita o Portão Norte de Carcassone, na França. Escritos franceses de 200 anos depois descrevem o trabalho dos "Grandes Cães das Montanhas" como sendo assistentes caninos dos guardas humanos do Castelo de Lourdes. Em 1675, os Grandes Pirenéus foram designados Cão Real da França pelo Delfim Luís XIV. Essa designação foi para os Pirenéus o que os “101 Dálmatas” da Disney foram para o Dálmata... um endosso que gerou uma procura considerável por essa raça específica de cão. Eventualmente, essa exigência não se limitou à nobreza francesa; no século 19, a Rainha Vitória da Inglaterra tinha os Grandes Pirenéus.
Até tempos relativamente recentes, os Grandes Pirenéus eram usados para puxar pequenas carroças e entregar leite na Bélgica e no norte da França. Eles também foram cães de trenó, cães de carga e companheiros de família. Ainda hoje, os Grandes Pirenéus são considerados um excelente cão de guarda de gado.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.