O galgo tem uma disposição muito gentil e tranquila. Como era necessário que o galgo caçasse e corresse em grupo, a agressividade com outros cães foi quase totalmente eliminada da raça. O cão tem um forte impulso de caça, entretanto, e pode não ser adequado para lares com animais de estimação pequenos, como coelhos.
O galgo costuma ser tolerante com crianças e, sendo não agressivo, geralmente se afasta do aborrecimento em vez de estalar ou rosnar. Apesar de sua grande habilidade atlética, o galgo fica muito feliz em passar a maior parte do dia dormindo. O cão não tem muita resistência e, na verdade, requer menos tempo de exercício do que a maioria dos cães.
Tal como acontece com todos os cães de caça, os galgos têm um forte instinto de perseguição. Apesar disso, é possível que convivam com outros animais de estimação desde que seja dado tempo suficiente para socialização e treinamento. Este cão é o animal de estimação perfeito para uma família que deseja um cão grande, mas que seja ao mesmo tempo aerodinâmico e limpo.
O galgo é um shedder médio e a pelagem curta não requer muitos cuidados.
É necessário um local seguro para o cão correr, mas longos períodos de exercício não são necessários, ao contrário do que alguns supõem. Na verdade, a raça tem sido chamada de “viciado em televisão a 40 mph”. O galgo é uma raça amigável e orientada para a matilha e adotará prontamente uma família como sua.
Os galgos são uma das raças de cães mais antigas, remontando a mais de 8.000 anos, com desenhos em cavernas e artefatos egípcios antigos. Muitas explicações diferentes são encontradas para a origem do nome galgo. Uma sugestão é que o galgo original era principalmente cinza. Outra explicação é que o nome vem do inglês antigo “grei”, que significa cachorro, e “hundr”, que significa caçador. O nome também pode ter vindo do termo galgo grego, porque o cão chegou à Inglaterra pela primeira vez através dos gregos.
Qualquer que seja a origem do nome, o galgo hoje continua a ser o mesmo cão nobre retratado na arte e na literatura ao longo da história. Esta raça há muito é associada à realeza. Na verdade, do século 11 ao 14, a lei inglesa decretou que nenhuma "pessoa má" poderia ter um galgo.
Por milhares de anos, os galgos foram criados para caçar, ultrapassando suas presas. A raça de cachorro mais rápida, um galgo pode atingir uma velocidade de mais de 40 milhas por hora. O cão também é muito gracioso e atlético, com a capacidade de manobrar facilmente e antecipar cada movimento de sua presa.
A criação e o manejo cuidadosos e contínuos ao longo dos anos fizeram do galgo um companheiro muito inteligente e afetuoso. Com o advento das corridas de galgos, bem como das exibições de cães, a raça divergiu entre os tipos de exibição e corrida, sendo o tipo de corrida de longe o mais populoso. Nos últimos anos, um esforço concentrado para encontrar lares para pilotos aposentados aumentou a apreciação do público pelo grande potencial animal de estimação da raça.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.