Os Havaneses são cães afetuosos e felizes. Eles não são bons cães de canil e preferem estar com seus donos. Eles são cães ativos e gostam de aprender truques e brincar com seus donos.
Os Havaneses são inteligentes e treináveis. Eles precisam de socialização para evitar que se tornem tímidos com estranhos.
Os Havaneses precisam de muita interação com as pessoas. Eles geralmente são bons com outros animais de estimação se forem devidamente socializados e gostam de atividades externas.
O Havanese pode ser um bom cão de guarda, mas um péssimo cão de guarda devido ao seu tamanho pequeno. Ocasionalmente, alguém pode latir excessivamente se não for treinado adequadamente.
Os Havaneses exigem escovação e penteamento três ou mais vezes por semana para garantir uma pelagem sem emaranhados. Não necessitam de poda.
A raça Havanese é ideal para quem deseja um cão pequeno e ativo, que não necessite de um quintal grande e que possa se contentar com caminhadas frequentes e brincadeiras de busca. Esses cães não ficam bem quando deixados sozinhos por longos períodos.
Os havaneses vivem normalmente de 10 a 15 anos.
O Havanese é uma raça antiga da família bichon. Originalmente, os cães de Tenerife vieram para Cuba com agricultores e nobres espanhóis no início do século XVI. Esses cães evoluíram para o Havanese com pouca ou nenhuma influência externa.
Em Havana, a raça tornou-se um animal de estimação da família. No século 18, os europeus em férias em Havana descobriram os Havaneses. O cachorrinho rapidamente se tornou um sucesso entre a nobreza espanhola, francesa e britânica.
Com a revolução de Castro, alguns cubanos que fugiram para os Estados Unidos trouxeram consigo seus Havaneses. Esses 11 cães se tornaram a base para os Havaneses de hoje.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.