Os cães de caça de Ibiza são uma mistura de realeza nobre e caçador selvagem. Eles gostam de ser mimados, mas trocariam instantaneamente uma cama macia por uma chance de correr e caçar. Eles ficam quietos dentro de casa.
Uma característica incomum fora de casa é que eles tendem a latir quando estão perseguindo. Eles estão entre os cães mais gentis e tranquilos, se dando bem com outros cães e crianças. Eles são reservados com estranhos e até um tanto reservados com sua família.
Como todos os cães de caça, obediência não é seu nome do meio e eles tendem a fugir e não retornar até que estejam bem e prontos. Eles não têm inteligência e não têm ideia de que devem proteger você ou sua casa de pessoas más.
Os cães de caça de Ibiza ficam infelizes se não tiverem a oportunidade de correr todos os dias. Eles gostam especialmente de brincar de caçador e perseguem qualquer pequeno animal que se mova, mesmo além do horizonte, por isso você deve ter cuidado ao escolher soltá-lo da coleira. Em muitas áreas, nenhum lugar é seguro o suficiente para soltar um cão de caça de Ibiza.
Em casa, eles desfrutam de uma cama macia e de raios quentes de sol. Eles passam grande parte do tempo relaxando e, desde que façam exercícios adequados, ficam agradáveis e tranquilos por dentro.
Como o nome reflete, o cão de caça de Ibiza (pronuncia-se ee-BEE-than) vem da ilha mediterrânea de Ibiza, onde a raça era tradicionalmente usada para caçar coelhos. Aí termina sua história registrada e começa o mistério. Como uma raça que parecia ter saído de uma tumba egípcia acabou sendo descoberta milhares de anos depois e a milhares de quilômetros de distância?
É possível que comerciantes fenícios tenham trazido esses cães para Ibiza e ilhas vizinhas já em 800 aC. Aqui eles permaneceram em reclusão, mantidos e criados especificamente por sua capacidade de caçar pequenos mamíferos pela visão, pelo olfato e até pela audição. As condições adversas deixavam pouco espaço para o sentimentalismo, e os menos aptos não eram mantidos ou criados – circunstâncias que sem dúvida contribuíram para a robustez da raça hoje. Em sua terra natal, a raça se chama Ca Eibisenc.
Só na década de 1950 a raça foi exportada e iniciou sua nova encarnação como cão de companhia e de exposição. Entre as raças mais raras, o cão de caça de Ibiza é mais uma vez adorado por aqueles cujas vidas ele compartilha.
O casaco curto é lavado e usado. A variedade revestida de arame dá um pouco mais de trabalho, porque precisa ser penteada ocasionalmente e os pelos mortos devem ser arrancados algumas vezes por ano. A sujeira cai dos fios de cabelo, portanto, com exceção dos fios de cabelo um pouco mais longos ao redor da boca que devem ser lavados regularmente, pouca manutenção é necessária.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.