Embora sejam inicialmente reconhecidos por sua aparência deslumbrante, os setters irlandeses são igualmente conhecidos por sua atitude "divertida". Estes são os bandidos palhaços do mundo canino: vivos, inteligentes e com um grande senso de travessura.
É preciso sempre lembrar que estes são cães de caça, criados para correr duro o dia todo em terrenos acidentados. Eles têm uma boa atitude para o treinamento, mas, se forem negligenciados, começarão a correr por conta própria e podem ser mastigadores, latidores e escavadores. Os setters irlandeses tendem a ser cães extrovertidos e amigáveis, tanto com pessoas quanto com outros cães. No entanto, deve-se ter algum cuidado ao apresentá-los a outros animais domésticos menores, porque eles são caçadores. Alguma socialização é importante para combater os poucos exemplares tímidos da raça.
A higiene é uma consideração aqui. A pelagem deve ser verificada diariamente em busca de detritos ou rabos de raposa e escovada duas ou três vezes por semana. Esta pode ser uma preparação rápida, mas deve ser consistente.
Como mencionado, o setter irlandês ainda está próximo de suas raízes de caça e requer bastante exercício para ser feliz e ser um bom companheiro de família. Junto com as corridas longas, algum treinamento é importante. Estes são cães brilhantes e gostam de trabalhar. Paciência e mão firme, mas gentil, são necessárias para treinar o setter irlandês. A disciplina aliada ao senso de humor transformam a maioria dos setters irlandeses em membros da família bem comportados. Muitos setters irlandeses competem em esportes caninos e se saem particularmente bem em testes de obediência e caça.
Não conte com um setter irlandês para guardar a casa, embora ele possa latir alarmado. Os setters irlandeses tendem a ser amigáveis e são bons cães de família, mas podem ser um pouco grandes e indisciplinados com crianças pequenas. É necessária alguma socialização porque alguns desses cães são tímidos.
O setter irlandês é o mais jovem das três raças de setter AKC e provavelmente descende do setter inglês em particular. Os caçadores irlandeses queriam e precisavam de um cão de trabalho rápido e com um nariz aguçado, e a cor vermelha brilhante era fácil de detectar na cobertura. Inicialmente, os cães irlandeses eram vermelhos e brancos, mas depois apareceu um cão "marco" que empurrou a influência em favor dos cães totalmente vermelhos. O campeão Palmerston era um cão impressionante, de ossatura mais clara e de mogno vermelho, que entrou em cena em 1862. Dele vem a maioria dos nossos setters irlandeses modernos.
Há especulações sobre a influência do ponteiro no passado do setter irlandês, mas a maioria dos criadores nega. Hoje, o setter irlandês é um companheiro querido da família e, às vezes, um cão de caça. A popularidade da raça teve grandes oscilações, uma vez inspirada no filme de Walt Disney e nos livros sobre "Big Red".
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.