Ainda uma raça relativamente rara no American Kennel Club, o spaniel de água irlandês é procurado por suas características desejáveis de ser um excelente cão de caça e de água. Poderoso, tem um forte desejo de agradar, assim como muitos cães de caça.
Devido à sua grande inteligência e natureza curiosa, o spaniel de água irlandês tem a reputação de ser o palhaço da família spaniel e muitas vezes pode obedecer-lhe das formas mais originais e divertidas!
Um companheiro dedicado, este cão pode ser um cão de guarda excepcional se for devidamente socializado desde cedo. A socialização é particularmente importante se você deseja que este cão exuberante viva com crianças pequenas. Embora esta raça tenha a coragem de proteger a si mesma ou a seus donos quando necessário, o cão foi criado pela característica de não latir excessivamente.
O spaniel de água irlandês é um cão alerta e curioso. Muitas vezes ele pode ser reservado com estranhos. Contudo, comportamento agressivo ou timidez excessiva não devem ser tolerados. Um temperamento estável é essencial em um cão de caça.
Os criadores têm trabalhado duro para não fazer distinção entre cães de campo e cães de exposição. Como o spaniel de água irlandês não é um cão de exposição muito procurado, os criadores têm conseguido seguir programas de criação que produzem o tipo de cão de esporte mais desejado: o de um bom companheiro de família e um excelente retriever.
O spaniel de água irlandês também pode ser um verdadeiro cão de caça de dupla finalidade, usado tanto para caça em terras altas quanto para aves aquáticas.
Os spaniels de água irlandeses perdem pouco pelo e são bons para a maioria das pessoas com alergias. Eles precisam de uma escovação boa e completa uma vez por semana. A face e a cauda são naturalmente lisas, mas podem precisar ser limpas ocasionalmente. Uma penteação completa da pele deve ocorrer a cada uma ou duas semanas para promover uma pele saudável e para remover quaisquer objetos da pelagem. Esses cães podem ser aparados cerca de duas vezes por ano, mas não como um poodle.
Um cão de linhagem antiga, o spaniel de água irlandês remonta à época em que os spaniels eram divididos em variedades terrestres e aquáticas. Um livro impresso em 1607, Historie of the Foure-footed Beastes, descreve e ilustra o "waterSpagnel". Como o nome indica, o spaniel de água irlandês foi desenvolvido na Irlanda a partir de duas raças diferentes que existiam antes da década de 1850: o "Spaniel de água do South Country" e o "Spaniel de água do North Country". Pesquisas recentes indicam que ancestrais comuns podem ter incluído o poodle, o Barbet e o cão d'água português. A história mostra que a raça assumiu sua forma atual na década de 1830 e seu desenvolvimento foi creditado a Justin McCarthy e seu cão, "Boatswain".
O spaniel de água irlandês rapidamente ganhou popularidade entre os esportistas irlandeses e ingleses por suas recuperações ousadas e ousadas, sua extrema robustez nas águas frias do Mar do Norte e sua excelente disposição. Em meados da década de 1870, a reputação do spaniel de água irlandês era conhecida na América, e vários foram trazidos naquela época. Os registros mostram que, em 1875, o spaniel de água irlandês era o terceiro cão de esporte mais popular nos EUA.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.