Os wolfhounds irlandeses têm um coração tão grande quanto o resto deles. Eles são gentis, nobres, sensíveis e descontraídos. Apesar do fato de que eles podem correr em grande velocidade, a maioria de suas ações pela casa são decididamente em câmera lenta, e eles definitivamente não são perspectivas de obediência imediatas. Eles acabarão cuidando de você, apenas em seu próprio ritmo!
Logo sob a superfície de seu exterior gentil está a natureza de um caçador caçador, então os proprietários de wolfhounds irlandeses devem estar vigilantes quando estiverem ao ar livre. Como todos os sighthounds, os wolfhounds irlandeses adoram perseguir animais que estão fugindo deles e podem demorar para responder aos seus chamados para voltar. No entanto, os wolfhounds irlandeses são geralmente cidadãos modelo com outros cães, animais de estimação e crianças. Seu grande tamanho costuma ser suficiente para espantar intrusos; isso é uma sorte, já que a maioria dos wolfhounds irlandeses são pacifistas e não são ótimos cães de proteção.
A principal consideração que qualquer futuro guardião do wolfhound irlandês precisa fazer é a questão do tamanho. Esses cães precisam de espaço para se esticar e ficar confortáveis; eles são do tamanho de outra pessoa – uma pessoa que ocupa ainda mais espaço porque não anda ereta. Eles gostam de uma vida tranquila e, desde que você os leve para uma boa caminhada ou corrida uma vez por dia, eles ficarão satisfeitos em se espalhar pela sua casa. Pense além da sua casa; onde caberá um cachorro tão grande no seu carro? Você consegue controlar um cachorro tão grande? E se você tivesse que buscá-lo porque ele estava doente ou ferido? Lembre-se de que tudo o que acontece com um cachorro grande é grande: grandes contas de alimentação, grandes contas de remédios, grandes contas de hospedagem - então pense grande!
Os wolfhounds irlandeses preferem o tempo frio ao quente e muitas vezes procuram um chão frio e duro nos meses de verão. Muitas vezes, calosidades se formam nos cotovelos por causa disso, e podem se tornar desagradáveis e até desconfortáveis para o cão.
A preparação não é difícil. O cabelo não embaraça, mas a pelagem deve ser penteada algumas vezes por semana e os pelos mortos devem ser arrancados (arrancados) duas vezes por ano. Caso contrário, o cachorro parecerá desgrenhado e despenteado. Os wolfhounds irlandeses não perdem o pelo. A barba pode ficar suja com a comida e deve ser lavada regularmente, e a água escorre da barba depois que o cachorro bebe.
O wolfhound irlandês tem origens antigas, mencionado já em 391 DC em Roma, onde era famoso como gladiador e corcel. Um wolfhound irlandês chamado Aibe é indiretamente creditado por iniciar uma guerra no século 12, quando seu dono recusou uma oferta do rei do Ulster de 4.000 vacas em troca por ele.
Na Irlanda, esses cães imponentes eram favorecidos pelos chefes irlandeses para caçar lobos e alces irlandeses. Tamanha foi a sua bravura que o nome da raça na Irlanda é Cu Faoil; "Cu" significa corajoso.
No final de 1800, o wolfhound irlandês tornou-se quase extinto na Irlanda por causa da prática de doar wolfhounds irlandeses para a nobreza visitante, a extinção do lobo na Irlanda e a fome irlandesa de 1845. Os wolfhounds irlandeses de hoje são recriados a partir dos últimos wolfhounds existentes, cruzados com o deerhound escocês, o Dogue Alemão, o borzoi e o cão-lobo tibetano. No final de 1800, a raça estava novamente prosperando e continuou sendo uma das raças mais reconhecidas e admiradas do mundo.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.