O queixo japonês é um bom companheiro. É um cão sensível e inteligente, embora um tanto independente, cuja única finalidade é servir de companheiro. Responsivo e afetuoso com quem conhece e ama, é reservado com estranhos ou em situações novas. Naturalmente limpo, o queixo agressivo é um animal de estimação ideal que pode prosperar em qualquer ambiente.
Aqueles que conhecem esta raça nunca mais viverão sem ela. Os queixos japoneses exemplificam tudo o que há de ideal em um animal de estimação. Eles são elegantes, mas cômicos, dignos, mas bobos. Sua pelagem espessa e exuberante requer poucos cuidados. O queixo é um companheiro perfeito.
O queixo japonês é uma antiga raça de brinquedo que provavelmente evoluiu do spaniel tibetano. Cães com aparência semelhante ao queixo foram encontrados em cerâmicas antigas e em antigos templos chineses. Os cães parecem ter se originado na China. É relatado que o imperador chinês deu um par de queixo ao imperador japonês. Os primeiros registos europeus do queixo remontam a 1600, quando marinheiros portugueses presentearam a Princesa Catarina de Bragança com alguns queixos. Em 1853, o almirante Perry deu à rainha Vitória um par de queixos depois que seus navios de guerra visitaram o Japão. A Primeira Guerra Mundial e os terremotos no Japão diminuíram o número de queixos no Japão.
Não existem registros firmes de quando o queixo apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos. Quando foram reconhecidos pela primeira vez nos Estados Unidos, eram chamados de spaniels japoneses. Em 1977, o American Kennel Club os reconheceu como o queixo japonês.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.