É preciso sempre lembrar que o Lhasa Apso foi criado tanto como cão de guarda quanto de companhia. Esses cães podem ser indiferentes com estranhos, embora sejam afetuosos com pessoas que conhecem e em quem confiam. O latido agudo de alarme pode se tornar um incômodo se o cão não for orientado sobre quando é apropriado.
Lhasa Apsos são cães que se dão melhor com bastante socialização e muita companhia humana. Eles nem sempre são bons com outros cães, por isso devem ser socializados com cães e outros animais de estimação, bem como com pessoas desde filhotes. Alguns Lhasa Apsos têm uma natureza desconfiada e podem ser rudes. Em casa, com a família e amigos, porém, eles são animados e podem ser quase bobos.
Lhasa Apsos são "fáceis de cuidar"; muitas guloseimas ou exercícios insuficientes podem facilmente levar à obesidade. Felizmente, devido ao seu pequeno tamanho, uma caminhada regular duas ou três vezes ao dia é adequada. Lhasa Apsos são cães inteligentes, mas são um pouco teimosos e independentes, por isso o treinamento é obrigatório. Uma mão firme, mas paciente, funciona melhor.
Lhasa Apsos deve ser bem socializado tanto com pessoas quanto com outros animais, incluindo outros cães, quando filhote. Eles são excelentes cães de guarda com um latido de alarme alto e agudo. Lhasa Apsos pode se dar bem com crianças, mas elas devem ser supervisionadas e expostas a elas desde cedo. Estes são cães notoriamente longevos, rotineiramente chegando ao final da adolescência. O recordista é um campeão da raça que viveu até os 29 anos!
O Lhasa Apso é uma raça antiga, desenvolvida no Tibete a partir do terrier tibetano e de cães tibetanos semelhantes do tipo pastor. A conversão do Tibete ao Budismo no século 7 DC estabeleceu o Lhasa Apso como raça definitiva. Diz-se que Buda tinha poder sobre os leões, e o Lhasa Apso com sua pelagem completa, cabelos cheios e cores leoninas era conhecido como "o cão leão". Lamas (sacerdotes tibetanos) têm a reputação de reencarnar como Lhasa Apsos se não alcançarem o Nirvana. Os Dalai Lamas não apenas mantinham Lhasa Apsos como animais de estimação, mas também os usavam como presentes para convidados de honra. Os Lhasa Apsos enviados para a China foram utilizados no desenvolvimento das raças Shih Tzu e Pequinês. Lhasa Apsos não serviu apenas como animais de estimação e companheiros, mas também como cães de guarda devido à sua natureza alerta e seu latido afiado.
Quando o Lhasa Apso chegou pela primeira vez à Europa e à América do Norte, a confusão resultou no cruzamento com o Shih Tzu e possivelmente com o terrier tibetano. Em 1930, entretanto, as raças estavam sendo separadas e padrões distintivos escritos.
A preparação pode ser demorada se você mantiver um Lhasa Apso com pelagem completa. É necessária uma escovação cuidadosa para remover detritos e evitar o desenvolvimento de foscas. Muitos tutores de animais de estimação cortam seu Lhasa Apso duas vezes por ano para facilitar o cuidado. Lhasa Apsos ficam bem aparados e correm descontroladamente como se estivessem livres do peso do cabelo logo após uma escovação!
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.