O mastim é um animal digno, mas de boa índole. Ele é amoroso e afetuoso com sua família e seu comportamento calmo faz dele um bom companheiro para crianças mais velhas. No entanto, a raça não é recomendada para crianças pequenas devido ao seu grande tamanho.
As raízes do cão de guarda do mastim provavelmente se manifestarão quando visitantes chegarem à casa. O cão tende a desconfiar de estranhos e a proteger sua família e o território percebido. Mesmo assim, o mastim late com pouca frequência.
O mastim pode ser um animal de estimação nobre e amoroso, mas sua tutela zelosa requer moderação por meio de socialização e treinamento de obediência. É crucial expor um mastim ao maior número possível de pessoas, lugares e situações novas, especialmente durante a fase de filhote.
Os viciados em televisão podem encontrar uma alma gêmea no mastim, mas tanto o cão quanto seu povo ficarão mais em forma e mais felizes se fizerem exercícios regularmente.
Os guardiões dos mastins devem considerar comprar babadores para seus cães e protetores de ouvido para si mesmos quando comprarem suprimentos para cães. O mastim é um babão conhecido e tende a roncar alto.
A preparação é rápida e fácil. A pelagem curta requer pouco mais do que uma escovação semanal e uma limpeza rápida com uma toalha ou pano de camurça.
Como acontece com outros cães de raças grandes, os mastins geralmente não vivem tanto quanto os cães menores. A expectativa de vida média é de 8 a 10 anos.
O mastim, também conhecido como antigo mastim inglês, possui uma herança antiga. Os cães foram encontrados na Grã-Bretanha na época em que os romanos invadiram a ilha; eles podem ter sido trazidos para lá por comerciantes fenícios já no século 6 aC. Os romanos empregavam os cães como guardiões das ovelhas e guarda-costas das pessoas.
Um mastim supostamente veio para a América no Mayflower. Hoje, o cão está bem estabelecido na Inglaterra, Canadá e América. Embora os talentos do cão incluam guarda, trabalho policial e militar, bem como busca e resgate, muitos dos mastins de hoje consideram sua missão na vida ser um companheiro amoroso para suas matilhas humanas.
De acordo com a Cynographica Britannica, publicada em 1800, "O que o Leão é para o Gato, o Mastim é para o Cão. O mais nobre da família, ele fica sozinho, e todos os outros afundam diante dele."
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.