Os cães pastores ingleses antigos são cães inteligentes, mas independentes. Eles podem ter força de vontade e precisam de mão firme para guiá-los no caminho certo. Eles têm um notável senso de humor e parecem gostar da consternação de seu dono com algumas de suas travessuras.
Embora não sejam considerados cães de guarda, alguns cães pastores ingleses antigos podem ser protetores. Seu latido é alto e alguns se tornam latidos incômodos. Cavar e mastigar ocorre em cães que não fazem exercícios ou têm problemas mentais suficientes.
Os cães pastores ingleses antigos se dão melhor quando recebem socialização precoce com outros animais de estimação e pessoas. Eles podem ser um tanto agressivos como cães, principalmente os machos. O aumento de sua popularidade na década de 1970 não foi a melhor coisa para a raça, e criadores de renome estão trabalhando duro para restaurar o temperamento uniforme desejado.
Os cães pastores ingleses antigos tendem a ser fáceis de manter o peso, o que geralmente acontece com os cães de trabalho. Eles têm uma ligeira tendência a se tornarem rechonchudos, então preste atenção nas calorias. Pode ser difícil avaliar com precisão o seu peso, especialmente quando os cães são deixados com pelagem completa.
O cuidado com a pelagem é uma grande consideração nesta raça. Manter a pelagem em boas condições é um compromisso sério que exige banhos frequentes, tratamentos da pelagem e cuidados diários, além de limitar as atividades do cão. A maioria dos cuidadores opta por cortar o casaco uma ou duas vezes por ano. Felizmente, os cães pastores ingleses antigos ficam bem aparados.
Os cães pastores ingleses antigos requerem bastante exercício, especialmente quando são cães jovens. O treinamento é obrigatório junto com muita socialização. Esses cães exigem mão firme e paciente e não são ideais para donos de cães pela primeira vez. Eles são projetados como cães de trabalho sérios e ficam mais felizes quando têm tarefas a cumprir, seja uma competição de obediência ou pastorear um rebanho.
O cão pastor inglês antigo alcançou sua aparência moderna nas áreas de Devon e Somerset, na Inglaterra, mas a raça provavelmente deriva, pelo menos em parte, dos cães pastores de ovelhas continentais. Há cerca de 200 anos, surgiu na Inglaterra a necessidade de um cão grande, capaz não apenas de conduzir gado e ovelhas, mas também de afastar grandes predadores, como os lobos. Como eram cães “trabalhadores”, suas caudas eram cortadas ou cortadas para denotar sua isenção de impostos e, portanto, o apelido de “bobtails”.
O cão pastor inglês antigo teve que conduzir os animais por muitos quilômetros até o mercado e desenvolveu uma marcha especial, o passo ou passo, para cobrir eficientemente os quilômetros. A pelagem espessa era facilmente mantida simplesmente cortando-a quando as ovelhas eram tosquiadas a cada primavera.
Os antigos cães pastores ingleses são conhecidos por seu senso de humor e apareceram em muitos filmes e programas de televisão. "Por favor, não coma as margaridas" estrelou um cão pastor inglês antigo, e muitos desenhos animados como "Dennis the Menace" e "For Better or For Worse" têm um cão pastor inglês antigo como personagem principal.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.