O pequinês parece estar ciente de que é um cão de ascendência real. Uma indiferença e dignidade podem ser vistas neles, embora ocasionalmente eles "soltem os cabelos" e brinquem. São pequenos cães de guarda muito alertas e emitem um latido de alarme muito maior do que seu tamanho.
Os pequineses geralmente são bons com outros cães e animais de estimação, mas devem ser socializados cedo e completamente para aceitar muitas pessoas. Eles podem ser indiferentes com estranhos, embora sejam dedicados às suas famílias. Embora bastante inteligentes, são cachorrinhos independentes e o treinamento requer paciência e criatividade.
Os pequineses não são propensos a serem mastigadores ou escavadores incômodos, mas podem ser teimosos em aprender coisas novas.
O pequinês é um cão muito fácil de manter e requer pouca comida para se manter saudável. Muitas guloseimas levam facilmente à obesidade. Embora bastante ativos, os pequineses não precisam de longas caminhadas para se exercitar. Uma pequena brincadeira dentro de casa ou ao ar livre com bom tempo será suficiente. Com o rosto encurtado, o pequinês não aguenta bem o clima quente ou úmido. Este focinho encurtado também os torna propensos a roncar!
Os pequineses precisam de muita companhia humana para serem felizes. Eles prosperam com atenção e latirão e tentarão proteger suas casas e famílias. Eles ficam muito felizes por serem cães de colo na maior parte do tempo. A maioria dos pequineses se dá bem com crianças mais velhas. A socialização precoce para muitas pessoas é importante.
A higiene é uma consideração importante. Um cão com pelagem completa requer muita atenção diariamente. A maioria dos pequineses de estimação tem pelagens um pouco mais curtas e mais fáceis de cuidar, mas ainda precisam de uma limpeza diária rápida. Deve-se ter cuidado para manter o rosto limpo, principalmente ao redor da ruga do focinho. Verifique o cabelo comprido ao redor do reto para mantê-lo limpo também.
O pequinês é outra raça chinesa antiga. Esses cães são conhecidos na China desde cerca de 700 d.C. e pelo menos parte de sua popularidade é atribuída à ascensão do budismo na China. Leões e, portanto, cães parecidos com leões, eram símbolos de Buda, e esses cães pequenos com suas crinas luxuriantes e esvoaçantes se encaixavam nesse perfil. O cruzamento com Shih Tzu e Lhasa Apso é certamente possível.
Nos anos 1800, o pequinês era o queridinho da corte imperial chinesa. Vários eunucos executaram um programa especial de criação para esses “cães de manga”, e o pequinês era realmente um cão de luxo. No saque de Pequim pelos britânicos em 1860, apenas alguns pequineses sobreviveram, pelo menos um dos quais conseguiu chegar à Inglaterra e tornou-se o queridinho da Rainha Vitória. Mais uma vez, o favor real levou à popularidade e o pequinês não olhou para trás desde então.
A maioria dos pequineses modernos são maiores que os verdadeiros "cães de manga", mas ainda são companheiros muito queridos e cães de guarda alertas.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.