Poodles são famosos por sua inteligência e facilidade de treinamento. Eles são cães vivos, ativos, amantes da diversão e com senso de ridículo. Poodles prosperam com atenção e podem desenvolver maus hábitos, como latidos incômodos, se ignorados ou deixados sozinhos.
Os poodles menores podem ser agressivos com pessoas fora de suas famílias ou com outros cães. Eles devem ter socialização precoce com outras pessoas e animais de estimação e mão firme no treinamento. Poodles podem proteger suas famílias e lares.
Deve ser lembrado que os poodles são basicamente cães de caça em trajes elegantes e requerem exercício e treinamento para estarem no seu melhor como cães de companhia.
Poodles são “fáceis de cuidar” e os tutores não devem mimá-los com muitas guloseimas. Eles podem facilmente ficar acima do peso. Muitos poodles vivem uma vida comparativamente longa, com os poodles menores chegando aos 17 anos de idade, enquanto os padrões tendem a viver de 12 a 14 anos.
A higiene é uma realidade na vida de um poodle. Com a tendência da pelagem a ficar emaranhada, os poodles devem ter uma tosa bem fechada ou ser escovados quase diariamente. Os casacos de exibição exigem banhos frequentes, amarrar os topetes e as franjas das orelhas e lubrificar o casaco para evitar que fique quebradiço. Uma mão firme na tesoura também é importante.
Poodles são bons cães de família – divertidos, enérgicos, inteligentes e fáceis de treinar. Eles se dão melhor com bastante exercício para a mente e o corpo e preferem estar com outras pessoas a maior parte do tempo. Eles não são bons cães de canil. A socialização deve começar cedo e incluir outras pessoas, outros animais de estimação e a rotina de higiene. Esses cães são saltadores excepcionais, então tome cuidado com a cerca do seu quintal!
Embora comumente associado à França, o poodle é, na verdade, de origem alemã, possivelmente descendente do barbet. A raça tornou-se "definida" em tipo em 1800, embora sejam conhecidos exemplos anteriores de cães parecidos com poodle. A palavra poodle vem do alemão “pudel”, que significa poça ou respingo.
Os poodles começaram como cães de caça, especialmente bons em recuperar água. Com sua inteligência rápida e desejo de agradar, eles se dedicaram à atuação de cães em trupes itinerantes e circos. A aristocracia, principalmente na França, descobriu a raça e encantou-se tanto com a personalidade quanto com a incrível pelagem, que podia ser moldada de inúmeras maneiras.
Apesar da nova imagem do poodle como um aristocrata elegante e um tanto mimado, devemos lembrar que eles ainda são chamados de "caniches" na França, que significa cão pato.
As três variedades constituem uma das raças mais populares do mundo. Os poodles brilham no glamour das pistas de exposição, mas também funcionam como cães-guia para cegos e cães policiais. Eles competem em todos os esportes caninos, desde correr no Iditarod e pastorear ovelhas até obediência e agilidade. A primeira defensora da obediência nos Estados Unidos, Blanche Saunders, tinha Standard Poodles.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.