Este cão ativo, inteligente, autoconfiante, controlado e manipulador é ferozmente dedicado à sua família e amigos. O puli é um cão extremamente inteligente, com senso de humor e que permanecerá feliz e brincalhão até uma idade avançada. Criado para ser o único companheiro de um pastor que trabalha isolado nas montanhas, o cão é acima de tudo um companheiro incomparável. O puli pode ser extrovertido ou discriminador no trato com pessoas de fora da família.
Embora seja um cão pastor, acima de tudo o puli é um companheiro de família e guardião da família e do rebanho. Este cão sente que o seu lugar na vida é com a família e sempre os colocará em primeiro lugar e voltará para ver como estão, seja investigando algo, trabalhando com seu rebanho ou latindo um alarme. O puli é um bom cão de guarda, mas não costuma latir de forma inadequada.
Como cão pastor, o puli tende a circular e ser bastante ativo. Pulik muitas vezes tenta "reunir" seu povo mordendo os calcanhares de seus donos. Se devidamente treinado e exercitado diariamente, o puli é um excelente companheiro para a família.
Devido à densidade da pelagem com cordão, deve-se tomar cuidado especial para evitar o superaquecimento do pulik. Se um puli estiver nadando, seja em uma piscina ou lago, preste muita atenção e ajude-o a sair da água caso ele fique cansado. Lavar e secar um casaco totalmente com cordão pode ser uma provação.
O puli (plural pulik) é uma antiga raça húngara de origem asiática. Acredita-se que os Pulik sejam descendentes do terrier tibetano. O tibetano foi trazido para a Hungria antes de 900 d.C. por tribos nômades. O nome "puli" significa "tropeiro" e "destruidor".
A cor e o tamanho desempenharam um papel enorme no desenvolvimento do puli como cão pastor. Os puli de cor mais clara protegiam os rebanhos e rebanhos de ladrões e animais selvagens à noite, misturando-se com seus protegidos. O puli de cor mais escura era usado para dirigir e pastorear durante o dia. A raça sempre foi conhecida por seus instintos de pastoreio.
Toda a criação de cães na Hungria foi quase destruída durante a Segunda Guerra Mundial, mas nessa altura o puli já tinha conquistado o seu lugar como companheiro. Os cães foram levados para outros países e a criação continuou para preservar a raça, principalmente na América do Norte. Em 1935, alguns exemplares da raça foram importados para os Estados Unidos para serem usados em um experimento com cães de guarda de rebanho. Embora a Segunda Guerra Mundial tenha interrompido esses experimentos, os cães causaram impacto na América.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.