Rottweilers foram selecionados para trabalhos de guarda e proteção, e isso deve ser sempre lembrado. Rottweilers bem socializados se dão bem com pessoas e outros cães, mas os machos em particular podem ser um pouco agressivos e dominantes. Cães ativos e inteligentes, eles são totalmente confiantes o suficiente para agir por conta própria, por isso precisam de orientação desde o início.
Se deixados por conta própria, os rottweilers podem se tornar ladrões ou escavadores incômodos e, com seu tamanho, são capazes de muita destruição. Criados para trabalhar, os Rottweilers se dão melhor com treinamento e trabalhos a realizar, mesmo que apenas como companheiros de criança. A agressão pode ser um problema, e este cão é totalmente capaz de infligir danos graves, por isso os rottweilers precisam de uma mão firme e paciente e de um dono experiente.
Rottweilers são bastante fáceis de manter para cães tão grandes e, de fato, têm tendência à obesidade se não forem exercitados o suficiente. Os cuidados com a pelagem são mínimos; uma limpeza rápida semanal será suficiente na maioria das vezes. Alguns rottweilers babam bastante, especialmente machos grandes com pontas soltas (lábios).
Uma das coisas mais importantes a lembrar sobre os rottweilers é que eles precisam de uma socialização extensa e contínua para serem bons companheiros de família. O treinamento é obrigatório e deve começar desde cedo. A sua coragem é inquestionável, mas pode ser mal orientada. Esta raça não é ideal para donos de cães pela primeira vez. Os rottweilers adoram trabalhar e competirão alegremente em praticamente todos os esportes caninos, desde obediência até pastoreio e puxadas de peso.
Idealmente, um rottweiler será exposto a outros animais de estimação, incluindo cães, desde o início, e também a crianças. Os rottweilers costumam ser muito protetores com seus filhos e devem ser supervisionados quando estão com um grupo de crianças. Esta raça é definitivamente aquela que só deve ser comprada de um criador de renome, porque sua popularidade tem levado a alguns problemas de temperamento e saúde. Rottweilers vivem cerca de 12 anos.
Os rottweilers são considerados uma das raças mais antigas. Eles acompanharam os romanos pela Alemanha, conduzindo o gado e guardando postos avançados. Muitos foram deixados para trás e, na cidade de Rottweil, no sul da Alemanha, tornaram-se a raça que conhecemos hoje. Os rottweilers são considerados parte da família dos mastins. Os rottweilers foram fundamentais no desenvolvimento do Doberman Pinscher muito mais tarde.
Os rottweilers eram cães de trabalho desde o início, conduzindo o gado para o mercado, puxando carroças, guardando a propriedade e até mesmo carregando dinheiro de e para o mercado em cintos amarrados no pescoço. Hoje eles trabalham com segurança e pastoreio.
O rottweiler quase desapareceu como raça perto da virada do século, quando cães menores assumiram muitas de suas funções e eram mais fáceis de manter. Felizmente, criadores dedicados reviveram a raça, e ela é considerada uma das raças mais populares nos Estados Unidos atualmente. Uma deliciosa série de livros infantis, lindamente ilustrados, é sobre um rottweiler chamado Carl e suas aventuras com o bebê de sua família.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.