O saluki é decididamente um cão de família única, tendendo a ser indiferente ou até tímido com estranhos. Esta é uma raça dedicada, mas não particularmente demonstrativa, que adorará sentar ao seu lado, não no seu colo. Salukis são tranquilos em casa, extremamente gentis com as crianças e bons com outros cães. Eles são cães de guarda adequados, mas péssimos cães de proteção.
Salukis deve ter a chance de correr, e correr muito, todos os dias. Dada essa oportunidade, eles são moderadamente obedientes, desde que queiram a mesma coisa que você.
Salukis gostam de relaxar e correr, mas vivem para perseguir. Não tenha dúvidas, esse ser quieto, gentil e etéreo com grandes olhos inocentes é, no fundo, um caçador sério.
Salukis devem ter seu conforto: uma cama macia (de preferência a sua) e um quarto aconchegante estão no topo da lista. Diante disso, eles se contentam em descansar por horas. Ainda assim, eles precisam sair e se esforçar ao máximo pelo menos uma vez por dia. Sua incapacidade de simplesmente dizer não quando se trata de correr atrás da vida selvagem, combinada com sua relutância em vir quando chamado e sua crença inabalável de que todos os carros irão parar para eles, faz com que deixar um saluki solto em uma área sem cerca seja uma prática arriscada.
Os Salukis são naturalmente magros e muitos são extremamente exigentes quanto à alimentação. Se você não suporta que estranhos o acusem de não alimentar seu cachorro o suficiente, não compre um saluki.
A manutenção da variedade com penas consiste em escovar as penas longas algumas vezes por semana; caso contrário, podem formar-se esteiras nas orelhas e entre os dedos dos pés, onde o cabelo também cresce.
Cães com franjas nas orelhas muito longas podem precisar usar uma meia de orelha (snood) ao comer para manter as orelhas fora da comida. Salukis com penas são cães geneticamente de pelagem longa. Salukis esterilizados geralmente apresentam pêlos longos no corpo que podem precisar ser cortados para manter a aparência de saluki.
O saluki é uma das várias raças cujas raízes remontam aos antigos egípcios. Ele tem sido valorizado desde os tempos antigos por sua habilidade na caça, atropelando gazelas, lebres e outras presas velozes nas areias quentes do deserto, proporcionando esporte para reis e alimento para nômades. Em uma cultura que considerava os cães impuros, apenas o saluki tinha permissão para compartilhar as tendas beduínas e era apelidado de "El Hor" ("o nobre").
A reprodução com não-salukis era estritamente proibida, uma prática que permitiu ao Saluki permanecer praticamente inalterado por milhares de anos, embora sempre tenha exibido uma grande variedade de estilos. Parte dessa variedade surgiu da ampla distribuição da raça em todo o Oriente Médio, com diferentes tribos favorecendo cães mais adaptados para caçar diferentes animais em diferentes terrenos.
Quando o Saluki chegou à Inglaterra no início de 1900, os criadores da raça garantiram que o padrão permitisse todas as variações da raça. Até hoje, o saluki existe em muitos estilos diferentes, todos igualmente corretos. O teste decisivo sempre foi o da habilidade de corrida, e tanto os salukis criados para exibição quanto os vindos diretamente do deserto ainda são adeptos da captura de lebres, embora a maioria dos salukis sejam ainda mais talentosos em capturar corações.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.