O Samoieda é um cão amigável e bem-apessoado. São cães inteligentes, com um toque de independência. Criados para viver em uma tenda muito próximos de suas famílias, eles prosperam na companhia humana. Samoiedos latirão alarmantes e, se deixados sozinhos por longos períodos de tempo, muitas vezes se transformarão em latidos incômodos. Cavar pode ser um problema porque eles cavam para chegar a um local de descanso fresco.
Samoiedos tendem a se dar bem com outros cães, bem como com pessoas e outros animais de estimação com os quais são criados. Eles são cães pastores e podem mostrar alguma tendência a perseguir ou beliscar. Em geral, eles se dão bem com crianças, embora possam ser um pouco barulhentos para crianças pequenas.
Samoiedos são outra raça realmente fácil de manter, prosperando com pequenas quantidades de alimentos de alta qualidade. Muitas guloseimas ou exercícios insuficientes podem facilmente levar à obesidade. Os samoiedos tendem a ser cães resistentes e de longa vida, muitas vezes atingindo os 12 ou 14 anos de idade.
São cães ativos e precisam de exercícios diários. Como os Samoiedas estão tão sintonizados com as pessoas, eles gostam de treinar e competirão alegremente em obediência, agilidade, pastoreio, trenó e puxadas de peso. Eles não se dão bem se forem deixados sozinhos por longos períodos de tempo. Os samoiedos geralmente latem alarmados, mas depois cumprimentam o estranho com o rabo e a língua abanando. O característico “sorriso de Sammie” com lábios curvados não é de forma alguma uma expressão de agressão.
Os samoiedos podem ser um pouco independentes e se dão melhor com treinamento precoce e socialização com mão firme, mas gentil. Eles ficam mais felizes quando recebem tarefas para fazer, mesmo que sejam apenas puxar uma carroça em um desfile. A limpeza deve ser feita diariamente ou quase, especialmente durante a época de muda.
O Samoieda é verdadeiramente uma raça antiga, selecionada por tribos nômades na Sibéria para pastorear suas renas e atuar como puxadores de trenó quando necessário. Originalmente, esses cães versáteis tinham uma variedade de cores, mas o branco brilhante desde então tomou conta da maioria das áreas do mundo. O Nenet Herding Laika soviético pode ser o verdadeiro ancestral do Samoieda que conhecemos.
Estes são cães resistentes e amigáveis e os primeiros exploradores europeus rapidamente perceberam o seu valor. Os Samoiedos chegaram à Inglaterra no final de 1800, às vezes como presentes do Czar da Rússia. Sabe-se que a rainha Alexandra os favoreceu. Os Samoiedos juntaram-se então a muitas expedições polares, nomeadamente "Etah", que liderou a primeira viagem de Roald Amundsen ao Pólo Sul.
Muitos samoiedos ainda trabalham hoje, pastoreando renas e puxando trenós, além de serem companheiros de família em grande parte do mundo.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.