Os cervos escoceses adoram relaxar. Eles são descontraídos, até preguiçosos. Eles observam o mundo passar com diversão bem-humorada, como se fosse um show organizado para seu entretenimento - isto é, até que algo que valha a pena perseguir aconteça. Então o cervo é transformado em um caçador correndo, perseguindo sua presa em fuga em uma perseguição obstinada, para não retornar até que a perseguição esteja completa.
As aulas de obediência podem ser recebidas com senso de humor e uma atitude do tipo "Entrarei em contato com você sobre isso". Essa atitude não é uma questão de domínio, mas sim uma incapacidade por parte do cão de compreender o sentido de tudo isso. Dê a um Deerhound um motivo para atuar, entretanto, e ele estará mais do que disposto a agradá-lo, mesmo que seja de uma forma um tanto indiferente.
Como a maioria dos cães de caça, os Deerhounds escoceses são cães muito sensíveis e de uma só família. Eles são amigáveis, mas não gregários, com estranhos. Como cão de guarda ou de proteção, eles são desesperadores.
Deerhounds precisam de espaço para se esticar, seja dormindo na cama ou correndo no campo. Como acontece com qualquer cão excepcionalmente grande, os tutores precisam considerar as contas maiores de alimentação, remédios e hospedagem que isso acarreta. Não é justo pegar um cão de caça e esperar que ele se esprema em um mundo em miniatura. Afinal, esta raça evoluiu vivendo em castelos e correndo por grandes extensões.
A natureza descontraída dos Deerhounds escoceses significa que eles ficam bastante satisfeitos em descansar a maior parte do dia. No entanto, a sua herança de corrida exige que tenham a oportunidade de se esforçarem uma vez por dia. Mas atenção: sua herança de perseguição exige extremo cuidado ao exercitá-los, pois eles são propensos a correr atrás de qualquer coisa que se mova. Como a maioria dos cães de caça, eles esperam que os carros parem quando correm na frente deles.
Os Deerhounds gostam do clima frio e muitas vezes deitam-se em superfícies duras e frias. Esse hábito tende a produzir calosidades que não cicatrizam facilmente. A pelagem do cervo não cai, mas precisa ser escovada ou penteada semanalmente, e os pelos mortos precisam ser arrancados à mão duas vezes por ano. A barba tende a pingar água depois de beber e deve ser lavada com frequência.
Como todas as raças muito grandes, os Deerhounds escoceses geralmente não têm vida longa, com média de oito a 11 anos.
As origens exatas do Deerhound escocês foram perdidas nas brumas das Terras Altas da Escócia. Os galgos com pelagem áspera eram conhecidos desde muito cedo e, na Idade Média, esses cães estavam bem estabelecidos na Escócia. Esses corceiros de cabelos grossos eram inigualáveis quando se tratava de capturar veados nas duras condições das Terras Altas da Escócia, tanto que eram acumulados pelos chefes das Terras Altas. Com o fim do sistema de clãs, o número da raça caiu, até chegar à beira da extinção em meados do século XIX.
Com o advento das exposições caninas e a atenção especial que essas exposições trouxeram às raças aristocráticas, o Deerhound escocês foi tirado do abismo e desde então tem desfrutado de uma popularidade modesta entre as pessoas que apreciam as melhores coisas da vida. Deerhounds sempre foram mais do que apenas caçadores extraordinários e adições elegantes ao coração do castelo; a raça está provando agora que sua maior habilidade é ser um companheiro nobre para as pessoas comuns.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.