Os huskies siberianos são cães clássicos do norte. Eles são inteligentes, mas um tanto independentes e teimosos. Eles prosperam na companhia humana, mas precisam de um treinamento firme e gentil desde a infância. Esses são cães criados para correr, e às vezes seu amor por correr pode superar o amor por seus tutores. Os huskies siberianos tendem a ser amigáveis com as pessoas, incluindo crianças.
A maioria dos huskies siberianos se dão bem com outros cães, especialmente aqueles com quem foram criados. Eles têm um forte impulso de caça e podem perseguir gatos e gado. Os huskies siberianos podem ser escavadores, especialmente em climas quentes, porque gostam de criar lugares frescos para se deitarem. Geralmente, eles não tendem a latir, mas uivam.
Os huskies siberianos foram desenvolvidos em condições adversas e, não surpreendentemente, são cães fáceis de manter. Eles podem facilmente se tornar obesos se forem superalimentados ou não fizerem exercícios. São cães criados para correr e devem correr bem pelo menos algumas vezes por semana. Os huskies siberianos tendem a ser cães resistentes e geralmente vivem até os 14 anos de idade.
O treinamento positivo precoce e a socialização são importantes para que o Husky Siberiano se concentre nas pessoas. Esses cães gostam da companhia humana e gostam de ter um trabalho a fazer, mesmo que seja apenas correr com você. Os huskies siberianos não são conhecidos por suas tendências de cão de guarda, mas geralmente alarmam os latidos. Deixados sozinhos por muito tempo, eles podem ser escavadores e mastigadores ou darão aos vizinhos um lindo concerto de uivos. Os huskies siberianos gostam de andar de trenó e esquiar.
A limpeza deve ser feita algumas vezes por semana, sendo necessária mais limpeza durante a época de muda. A pelagem mais curta do husky siberiano é menos propensa a foscos do que a pelagem de outros cães do norte.
Tanto a Rússia quanto os Estados Unidos gostam de reivindicar o Husky Siberiano. A raça foi desenvolvida pela tribo Chukchi do nordeste da Ásia há mais de 3.000 anos para ajudá-los em sua vida nômade como puxadores de trenó. Certamente, a raça tem ancestrais spitz.
Durante a corrida do ouro no Alasca, muitas corridas de cães de trenó foram organizadas para diversão e também para verificar o estoque em funcionamento. Os cães dos Chukchis provaram ser corredores rápidos e de grande resistência, apesar do seu pequeno tamanho.
A fama do husky siberiano como cão de trenó de corrida foi consolidada quando uma equipe de huskies correu 340 milhas através de nevascas violentas para entregar soro para Nome, atingido pela difteria. O filme “Balto” e as inúmeras histórias sobre o mesmo tema fizeram com que esta raça fosse reconhecida por pessoas em todo o mundo.
Embora a maioria dos huskies siberianos de hoje sejam animais de estimação adorados pela família, muitos ainda puxam trenós em corridas locais e gostam de esquiar com seus donos.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.