Este não é um cachorrinho maricas. O silky terrier é um personagem durão que está sempre pronto para desafios e aventuras. Alheio ao seu tamanho, este cão adoraria caçar vermes se tivesse a chance. Felizmente, o Silky pode atender às suas necessidades de caça jogando e caçando brinquedos pela casa e pelo quintal.
São cães brincalhões, mas também amorosos. Os Silky Terriers podem ser ótimos companheiros de brincadeira para crianças atenciosas. Eles são bastante amigáveis com estranhos, mas podem ser agressivos com outros cães e animais de estimação. Silkies são ótimos cães de guarda (embora possam ser acusados de latir demais), mas são pequenos demais para serem eficazes como cães de proteção.
O treinamento de obediência é possível, mas deve ser transformado em um evento divertido ou o sedoso simplesmente não jogará.
O Silky Terrier é uma boa escolha para quem deseja aventura em pequena escala. Estes cães são extremamente activos mas, devido ao seu tamanho, as suas necessidades de exercício podem ser satisfeitas num espaço pequeno. No fundo, eles são terriers de caça, por isso deve-se tomar cuidado para que não se desviem em busca de caça. O proprietário da seda deve ter um bom senso de humor para apreciar as travessuras em que esses patifes podem se meter.
A pelagem precisa de bastante cuidado e deve ser escovada e penteada em dias alternados. A lavagem regular ajuda o casaco a ter a melhor aparência e evita o acúmulo de sujeira que leva ao emaranhamento.
O silky terrier tem alguns ancestrais resistentes, descendentes de pequenos terriers que capturam vermes da Europa e, mais tarde, da Austrália. A raça foi criada na Austrália no final de 1800 através do cruzamento do Yorkshire terrier com o Australian terrier na tentativa de criar um cão que combinasse o corpo mais robusto do Australian Terrier com a cor e qualidade da pelagem do Yorkshire terrier. Em apenas algumas gerações, os novos cães estavam se reproduzindo e foram apelidados de terriers sedosos.
Surgiram discussões sobre qual deveria ser o peso e o nome adequados, mas, em 1926, foi feito um acordo quanto ao peso. O nome demorou um pouco mais para ser estabelecido, passando de Sydney Silky Terrier para Australian Silky Terrier antes de ser alterado para simplesmente Silky Terrier quando a raça veio para a América. Desde o reconhecimento pelo American Kennel Club em 1955, a raça lentamente ganhou seguidores leais.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.