Em seu país natal, a Inglaterra, o Staffordshire bull terrier é apelidado de “cachorro babá”, tal é sua reputação como companheiro de brincadeiras e guardião de uma criança. Apesar de sua aparência feroz, este cão é um amante, não um lutador. A raça é gentil, dócil e está sempre em busca de diversão. Embora não procure problemas, o Staffordshire não desiste diante de um desafio e nem sempre é agradável com outros cães.
O treinamento de obediência é possível, embora não seja o ponto forte do Staffordshire. Os métodos de treinamento de força não levarão a lugar nenhum, mas se o treinamento for transformado em um jogo, o Stafford estará mais do que disposto a jogar.
O Staffordshire Bull Terrier é um cão que precisa de duas coisas na vida: contato humano próximo e uma chance de brincar. Ele é um cachorro muito popular para ser exilado no quintal, e um atleta demais para ficar preso dentro de casa o dia todo. Viver com um Stafford significa compartilhar tempo por dentro e por fora. Com o exercício adequado do corpo e da mente, o Stafford é um cão doméstico bem comportado.
Como alguns Staffordshires não são bons com cães estranhos, devem ser tomadas precauções para que eles não encontrem cães soltos.
Este é um cão de fácil manutenção, não necessitando de cuidados especiais.
Como todas as raças de touros, o Staffordshire bull terrier pode traçar sua herança até os antigos cães de guerra molossianos dos gregos. Os Mollossianos, por sua vez, deram origem aos grandes Mastins da Europa e depois à família de cães criados para atrair touros e outros animais.
O Staffordshire bull terrier ingressou no English Kennel Club em 1935 e no American Kennel Club em 1974. A raça conquistou muitas famílias que encontraram sua coragem igualada apenas por sua fidelidade.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.