Os Welsh Corgis Pembroke são conhecidos por sua inteligência rápida e força de vontade. São cães ativos e animados e nunca querem ficar de fora da ação. Em suas próprias mentes, eles são cães grandes em corpos pequenos.
Esses cães ainda lidam com rebanhos muito maiores do que eles e, para isso, usam velocidade, mordida rápida e pura determinação. Como cães de fazenda versáteis, os corgis sem dúvida caçavam vermes e guardavam a propriedade, bem como pastoreavam o gado. Os Corgis precisam de exercício e treinamento com mão firme, mas gentil, para aproveitar ao máximo seus talentos.
Corgis podem ser propensos a latir de alarme excessivo e a cavar ou mastigar se forem deixados sozinhos por muito tempo ou não forem exercitados o suficiente. Eles querem fazer parte da família e não se dão bem quando ficam nos canis. A maioria dos corgis se dá bem com outros animais de estimação e crianças, desde que tenham sido criados com eles. Cuidado, pois às vezes eles perseguem e mordem os calcanhares de crianças pequenas que correm por causa de seus instintos de pastoreio.
Pembroke Welsh Corgis são cachorrinhos resistentes.
Eles exigem apenas uma escovação rápida e semanal, exceto em épocas de muda. Eles precisam ser observados com atenção para o desenvolvimento de obesidade. Esses cães são fáceis de manter e se dão bem com uma quantidade mínima de comida. O peso adicional pode ser um esforço extra para a região lombar longa.
O exercício é imprescindível, tanto para a saúde mental quanto para manter o peso sob controle. Os Corgis são orientados para as pessoas e por isso adoram trabalhar com elas e gostam de treinar. Apesar da aparência, são cachorrinhos atléticos que se destacam em competições de pastoreio e agilidade. Eles aprendem truques rapidamente e parecem ter senso de humor. Eles são excelentes cães de guarda, propensos a latidos de alarme desnecessários.
Talvez por causa de sua pequena estatura, os corgis parecem ser atraídos por lugares altos e ocasionalmente podem ser encontrados nas costas do sofá ou no meio da mesa da cozinha. Os Corgis precisam de uma mão firme, mas gentil, no treinamento. Se deixados por conta própria, eles podem ser manipuladores e assumirão o controle sozinhos.
Como o nome indica, o Pembroke Welsh Corgi foi desenvolvido no País de Gales, na área de Pembrokeshire. O Cardigan Welsh Corgi é a mais antiga das duas raças de Corgi e sem dúvida foi utilizado no desenvolvimento do Pembroke. Outras possibilidades são a introdução do Pembroke no País de Gales por tecelões flamengos no século X, e a descida do Pembroke dos Valhunds suecos trazidos para o País de Gales pelos Vikings.
A palavra corgi tem significados diferentes; é celta para “cachorro” ou cor para “anão” e gi para “cachorro”. Seja qual for o significado, os corgis foram originalmente usados como cães de fazenda versáteis, particularmente bons com o gado. Com sua baixa estatura, eles mordem os calcanhares do gado e depois se abaixam para evitar os coices. Por serem pequenos, sua manutenção era mais barata, e a cauda cortada ou cortada naturalmente significava que eram cães de trabalho e isentos de impostos.
O Pembroke Welsh Corgi como o conhecemos hoje separou-se do Cardigan Corgi no início da década de 1930. Um presente deste cão para a Rainha da Inglaterra e seu subsequente amor pela raça ajudaram a tornar esses cães populares em todo o mundo como animais de estimação da família. Até mesmo muitos amantes de cães se apaixonaram pelos corgis dos livros e pinturas requintados de Tasha Tudor.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.