O springer galês é um cão amoroso e afetuoso, menos extrovertido que o springer spaniel inglês. Ele tende a ser sensível e reservado com pessoas que não conhece e a limitar as demonstrações de afeto apenas à sua família. Embora fisicamente enérgico, seu temperamento é relativamente calmo e ele é conhecido por ser bom com crianças.
Dentro de sua própria família, o springer spaniel galês é conhecido por sua lealdade e devoção. De acordo com o Welsh Springer Spaniel Club of America, esse cachorro precisa estar com seu dono a cada minuto que ele estiver em casa. Os springers galeses seguem seu povo por toda parte, até mesmo no banheiro.
O springer spaniel galês não é agressivo, mas está alerta e vigilante. Conte com ele para anunciar à sua família a presença de estranhos.
Se você está procurando um cão que adora o chão em que pisa, considere o springer spaniel galês. Sua lealdade e devoção são conhecidas entre os dogmáticos.
No entanto, a reserva do springer spaniel galês em relação a pessoas fora da família torna a socialização uma obrigação. Expor o cão ao maior número possível de pessoas, lugares e situações novas - especialmente quando ele é um cachorrinho - ajudará a evitar que o springer galês se torne muito tímido.
Esses cães são criados para caçar e precisam de muito exercício. No entanto, os exercícios sem coleira devem ocorrer em uma área confinada, porque os springer spaniels galeses têm tendência a vagar.
O treinamento pode ajudar a revelar os muitos talentos do Springer Spaniel Galês, que incluem caça, recuperação e rastreamento.
A preparação é bastante fácil; uma escovação semanal com uma escova de cerdas duras resolverá o problema. Tenha o cuidado de limpar os ouvidos regularmente; as orelhas caídas dos springers galeses e de outros spaniels podem ser propensas a infecções de ouvido.
A expectativa de vida média de um springer spaniel galês é de 12 a 14 anos.
O springer spaniel galês foi desenvolvido no País de Gales, provavelmente no século XIII, para ser usado como cão de caça. A história da raça é semelhante à do cocker spaniel inglês, do springer spaniel inglês e de outros spaniels originários da Grã-Bretanha.
Tanto o springer spaniel galês quanto o springer spaniel inglês caçam caça expulsando sua presa, ou seja, "saltando" sobre ela de seu esconderijo. Os cães então buscam a caça abatida e a trazem de volta ao caçador.
O springer galês é uma raça relativamente rara de spaniel. De acordo com o Welsh Springer Spaniel Club of America, apenas cerca de 300 filhotes, ou seis por estado, são registrados no American Kennel Club a cada ano.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.